A Cedro Mineração, empresa do Grupo Cedro Participações, está se preparando para um dos maiores investimentos do setor mineral em Minas Gerais. A empresa irá investir R$ 3,5 bilhões na construção de uma nova unidade de processamento em Mariana (MG), com foco na produção de minério verde. O projeto foi aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em setembro de 2025, e tem como objetivo consolidar a empresa como líder no segmento de minério de ferro sustentável.
Cedro Mineração foca em minério verde
O investimento será alocado na construção de uma unidade de beneficiamento de minério verde, ou pellet feed – material intermediário de minério de ferro, que se caracteriza por grãos muito finos e alto teor de ferro. Esse produto é destinado à produção de pelotas para as siderúrgicas e é uma alternativa que visa reduzir de maneira significativa as emissões de carbono no processo de produção de aço, o que representa um avanço importante para a descarbonização do setor siderúrgico.
A inovação trazida pelo minério verde tem grande potencial de transformar a cadeia produtiva de aço, oferecendo uma solução mais limpa e eficiente, alinhada com as metas globais de sustentabilidade e redução de emissões.
Com a previsão de início das operações da nova unidade em 2028, a Cedro Mineração também integra esse investimento a um ambicioso projeto de expansão. O objetivo é aumentar sua capacidade de produção para 25 milhões de toneladas de minério de ferro por ano até 2030.