A VLI, empresa que opera ferrovias, portos e terminais, anunciou nesta quarta-feira (22) que registrou em setembro o maior desembarque mensal de cargas de importação de fertilizantes, de 285 mil toneladas, em seu terminal próprio, o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos, no estado de São Paulo. A companhia informou que os produtos vieram da América do Norte, do Oriente Médio e da China e foram enviados para Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
Segundo a empresa, o Tiplam faz parte do seu Corredor Sudeste, que opera cargas de exportação e de importação e passa pelos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Além desse corredor, informou a companhia, a VLI movimenta insumos para fertilizantes em outros dois: o Leste, que liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo pela Ferrovia Centro-Atlântica e pela Estrada de Ferro Vitória a Minas; e o Norte, que liga o Tocantins aos portos de São Luís (MA), por meio do tramo Norte da Ferrovia Norte-Sul e a Estrada de Ferro Carajás.
A empresa anunciou ainda que, para ampliar seu potencial operacional, terminou em maio o aumento do calado dos berços do terminal, para receber embarcações de maior porte. Graças a isso, alcançou o maior volume movimentado de fertilizante no terminal operando um único navio, de 72,6 mil toneladas.