Os emplacamentos de veículos caíram em novembro, mas não a ponto de refletir no desempenho comercial do ano, que segue na parte azul do gráfico.
Dados do Renavam divulgados pela Fenabrave, a associação que representa o setor de distribuição, na terça-feira, 2, mostraram que o volume de veículos licenciados no mês passado foi 6% menor do que aquele visto em novembro do ano passado, somando 238,6 mil unidades.
Na comparação com as vendas realizadas em outubro, o volume licenciado em novembro foi 8% menor. De acordo com a entidade, o número menor de registros se deu em função de menos dias úteis em novembro na comparação com outubro.
“Com quatro dias úteis a menos, é natural uma queda no volume total, mas o ritmo de vendas por dia útil aumentou, comprovando que a demanda segue estável, mesmo em um ambiente de juros elevados”, disse, em nota, Arcelio Junior, presidente da Fenabrave.
Já no acumulado do ano até novembro os registros de veículos novos somaram 2,4 milhões de unidades, um resultado que superou em 1,3% aquele observado no mesmo intervalo em 2024.
Venda de veículos leves em alta
Os licenciamentos de modelo leves cresceram 2% no acumulado do ano até novembro, totalizando 2,2 milhões de unidades. Apenas em novembro, o volume total somou 227 mil unidades, 6% a menos do que em novembro do ano passado e 8% a menos do que em outubro.
No caso dos licenciamentos envolvendo caminhões, o volume total registrado até novembro foi de 101,1 mil unidades, 8% a menos do que no janeiro-novembro de 2024.
Em novembro, os emplacamentos realizados no segmento somaram 8,7 mil unidades, 11% a menos do que em novembro do ano passado e 16% a menos do que em outubro.
Os registros totais de ônibus novos somaram 26,3 mil unidades até novembro, 5% a mais sobre o mesmo período no ano passado. Em novembro, o volume licenciado chegou a 2,6 mil unidades, 14% a mais sobre novembro do ano passado e 9% a mais sobre os registros de outubro.