A linha 2026 do caminhão Volvo FH começa a ser vendida com um sistema de inteligência artificial (IA) que promete, entre outras coisas, maior economia de combustível. Chamado de I-Torque, o dispositivo passa a ser oferecido nas diferentes opções de motorização da gama de pesados da fabricante sueca.
Segundo a Volvo, o sistema de IA gerencia a entrega de força ao longo do trajeto do caminhão. E “mapeia” as condições de uso e de terreno.
Como funciona a IA no caminhão da Volvo
Desta forma, em trechos planos, o equipamento fornece menos torque, enquanto em subidas a tecnologia transfere mais força, conforme o peso da carga para sustentar a marcha adequada.
Para tal, o I-Torque monitora vários aspectos do caminhão para fazer esse gerenciamento.
“A IA monitora posição do pedal do acelerador, topografia da estrada, peso transportado e velocidade do veículo. Com estas informações, mantemos o torque em níveis ideais”, explica Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
A tecnologia está disponível nos motores de 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv da linha FH. A Volvo diz que o caminhão com o sistema de IA pode trazer redução de até 3% no consumo de combustível.
Linha 2026 do Volvo FH tem outras novidades
Além do I-Torque, a linha 2026 do Volvo FH tem menos comandos na coluna de direção para, de acordo com a montadora, melhorar a ergonomia do motorista. Agora, são apenas duas alavancas para funções como setas, piloto automático, freio motor, entre outras.
Já as engrenagens do câmbio I-Shift passaram a ter acabamento de superfície polido. A Volvo diz que a mudança oferece mais suavidade no funcionamento e aumenta a vida útil do componente.