Até o fim deste ano mais um carro chinês começará a ser montado no Brasil. Desta vez, ostentando na grade dianteira o tradicional logotipo da Chevrolet. Movido integralmente a bateria, o utilitário esportivo Spark EUV já está à venda, importado, em versão única por R$ 159.990,00.
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, afirmou nesta segunda-feira, 9, que a montagem do SUV em regime SKD, ou seja, a partir de importação do veículo semidesmontado, é o primeiro passo para a industrialização de veículos elétricos no Brasil.
O futuro Spark nacionalizado, na verdade, é produto vendido na China como Baojun Yep Plus e desenvolvido e fabricado pela parceria das chinesas SAIC e Wuling.
Aqui será montado no Ceará, na antiga fábrica da Troller, em Horizonte, adquirida no ano passado pela Comexport, empresa de comércio exterior. Com isso, a GM se valerá dos benefícios previstos no regime automotivo do Nordeste.
Localizada a 45 km da capital cearense, a planta terá cerca de 250 funcionários diretos numa primeira fase, informou a Comexport, que está investindo R$ 400 milhões para fazer da unidade um montadora multimarca.
Seja pela faixa de preço, seja pela potencial demanda, a montagem inicial do Spark no Ceará começará em ritmo lento. Segundo informações obtidas pelo jornalista Sérgio Quintanilha, editor do Guia do Carro, a produção do SUV em Horizonte será da ordem de 1,8 mil em 2025 e de 6 mil a 8 mil por ano.