O Seminário Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco vai reunir executivos, especialistas, empresários e técnicos na sua quarta edição que acontecerá em Belo Jardim nesta quinta-feira (25), às 9h, no Hotel Lacazzona. É a primeira cidade do Agreste a receber o evento, promovido pelo Movimento Econômico com o patrocínios da Sudene, Complexo Industrial e Portuário e Suape e Grupo Moura. O objetivo é discutir o impacto da futura implantação do trecho Salgueiro-Suape na cidade e municípios vizinhos.
A implantação deste trecho pode reduzir custos logísticos, fortalecer polos econômicos já existentes, como a avicultura – espalhado por várias cidades do Agreste – e o polo gesseiro, no Sertão do Araripe, além de atrair novos investimentos para a região.
A 105 km do Recife, a cidade de Belo Jardim tem indústrias como a Baterias Moura, a Palmeiron e a Frango Natto, que poderiam se beneficiar do ramal ferroviário ligando Suape ao Agreste, escoando a sua produção e adquirindo insumos de forma mais barata. É o caso do milho que poderia chegar de uma forma mais competitiva à região, caso tivesse um meio mais barato de transporte do que o rodoviário.
Os produtores de frangos e ovos do Agreste pernambucano trazem o produto a uma distância média de 1200 km. No evento, o assunto será abordado pelo vice-presidente da Avipe e presidente do Instituto Ovos Brasil, Edival Veras. Segundo ele, o preço do frete deste produto pode cair em até 30%, caso o produto chegasse de trem ao Agreste.
Também vão participar do evento o superintendente da Sudene, Francisco Alexandre; o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; o diretor de Metalurgia, Compras e Sustentabilidade da Baterias Moura, Flávio Bruno; e um dos maiores especialistas em transporte, o engenheiro Maurício Pina, membro das academias nacional e pernambucana de engenharia.
“A implantação deste trecho vai ser um grande avanço para o Porto de Suape, porque vai poder carregar uma carga no Piauí, como a produção de grãos que não é pequena e está crescendo, levando até Suape”, resumiu o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Bruno Veloso, acrescentando que só esta carga justificaria o trecho Salgueiro-Suape.
Bruno Veloso argumentou também que a conclusão do trecho Salgueiro-Suape da Transnordestina é uma necessidade para os diversos setores produtivos de Pernambuco. E citou o Araripe como um polo já impactado pela falta da ferrovia. “Há muitos anos o polo de Araripina não tem crescido. E as nossas importações de gesso, que vem da Espanha, estão aumentando cada vez mais”, lembrou o executivo. Um dos fatores que faz o gesso espanhol chegar mais barato nos grandes centros consumidores do Brasil é o preço do transporte rodoviário do Araripe para as grandes capitais do País.
Situação da Transnordestina em Pernambuco
No projeto original, a Ferrovia Transnordestina começava na cidade de Eliseu Martins, no Piauí, seguia até a cidade pernambucana de Salgueiro, depois se dividindo em dois trechos: o Missão Velha-Porto de Pecém, todo no Ceará, e o Salgueiro-Porto de Suape, em Pernambuco. O trecho cearense teve as obras retomadas em 2023 e dever ter uma primeira etapa concluída em 2027.
As obras da Transnordestina começaram em 2006. O trecho pernambucano está com as obras paralisadas desde 2016. Atualmente, a Infra S.A., empresa do governo federal, realiza estudos do projeto básico e executivo desta parte da ferrovia. A expectativa é de que o edital para retomada das obras no trecho Salgueiro-Suape seja lançado em outubro.
O seminário de Belo Jardim será o quarto da série Conexões Transnordestina, que percorre o Estado discutindo quais os impactos regionais da ferrovia. O primeiro ocorreu em Salgueiro, em julho, seguido por encontros em Araripina e Petrolina, em agosto. As próximas edições acontecerão em São Bento do Una, em outubro, e em Caruaru e Recife, em novembro.
“Os primeiros seminários já surtiram efeito, conseguindo trazer à baila a cobrança pública e conjunta de todas as forças de Pernambuco em defesa do trecho pernambucano”, comentou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti. Quando esteve em Pernambuco, no começo deste mês, o ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o edital das obras do trecho pernambucano seria lançado em outubro.
A participação é gratuita e as inscrições estão abertas e podem ser feitas neste link do Sympla.