Confira a expectativa do BB-BI para o setor de siderurgia e mineração em 2026

A desaceleração na China deve continuar pesando sobre o nível de demanda de materiais básicos no próximo ano, embora espera-se que outras regiões compensem parcialmente esse efeito.

Abaixo detalhamos dinâmicas setoriais e subsetoriais, bem como destacamos nossas ações preferidas do setor para 2026.

Mineração

Apesar da expectativa de continuidade da desaceleração da produção de aço na China, as importações de minério de ferro pelo país têm se mantido elevadas. Além disso, outras regiões devem apresentar crescimento relevante da produção siderúrgica em 2026, como é o caso da Índia, África e Oriente Médio, o que pode favorecer a demanda de minério. Nesse contexto, as exportações brasileiras da commodity devem ser favorecidas, refletindo também a evolução operacional dos principais produtores, como a Vale, o que traz suporte para embarques ainda elevados no próximo ano.

Siderurgia

No cenário externo, excluindo-se a China, as perspectivas para 2026 são positivas na siderurgia, com a demanda de aço sendo impulsionada pelo forte ritmo de investimentos de infraestrutura na Índia e em outros países e regiões emergentes. Além disso, é esperada uma recuperação nos EUA e Europa após o ciclo de queda das taxas de juros. No Brasil, apesar da expectativa de um sólido consumo de aço, a persistência de um elevado volume de importações deve continuar exercendo pressão sobre a siderurgia local, trazendo perspectiva de uma produção de aço mais fraca, com potencial alívio apenas caso a produção e as exportações chinesas recuem.

– Clique para acessar o relatório Perspectivas 2026 completo

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias