Conheça o primeiro “edifício-árvore” do Brasil

Imagem da notícia

O projeto do Auris Residenze, em Balneário Camboriú (SC), foi destaque no International Architecture Awards 2025, realizado nos Estados Unidos. O empreendimento recebeu menção honrosa na premiação promovida pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design e pelo European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies, que anualmente reúne obras de mais de 50 países.

Para tantas conquistas, seu diferencial está na sustentabilidade. Apresentado como o primeiro “edifício-árvore” do Brasil, o prédio de 131 metros de altura terá apenas 26 apartamentos, sendo um por andar.

Além disso, o conceito de “arquitetura viva” adotado no projeto busca aproximar cidade e natureza, com soluções voltadas à eficiência energética e à qualidade ambiental dos espaços internos.

O projeto prevê sistemas de filtragem de ar e água, jardins suspensos e reaproveitamento de águas cinzas e pluviais, com estimativa de redução de até 52% no consumo de água potável e 26% no uso de energia elétrica em comparação a edifícios convencionais.

Outro diferencial é a expectativa de até 42% de economia no uso de ar-condicionado e melhora de 16% no conforto térmico.

Para fechar, o Auris Residenze já conta com pré-certificação dos selos WELL e LEED Platinum, referências internacionais em saúde, conforto e sustentabilidade em edificações.

Compartilhe esse artigo