
O rganizada e promovida pela AEA, a 10ª edição do Seminário de Manufatura acontece na quinta-feira desta semana, 25, no campus da Universidade Paulista (UNIP) da Vila Clementino, na capital paulista, com o tema “COP30 e o papel da manufatura no novo cenário automotivo brasileiro”.
Com participação de executivos e técnicos da indústria automobilística nacional, o evento da Associação Brasileira da Engenharia Automotiva terá quatro palestras na parte da manhã, a começar com a de Jefferson Gomes, da CNI, com o tema “COP30”.
Na sequência, o tema “Verticalização da cadeia de suprimentos” será abordado por Carlos Sakuramoto, da General Motors, e a palestra “Compartilhamento de operações fabris”, estará a cargo de Rodrigo Marino, da Flextronics.
Leonardo Amaral, gerente de compliance regulatório na Stellantis, vai falar sobre a “Clusterização e parques de fornecedores”. Ao final do bloco das apresentações da manhã, haverá uma sessão de perguntas e respostas, a ser conduzida por Mariana Passos, da Renault.
No período da tarde, além do reconhecimento da premiação Destaque Novos Engenheiros, acontece a mesa redonda intitulada “Reconfiguração da cadeia de fornecimento global e efeito da tributação na descarbonização”.
Dela participarão Joel Vicente Ciapparini (CT Randon), Luiz Carlos Di Sério (FGV) e representantes das empresas Toyota e Bosch, com mediação do professor Marcelo Massarani.