Durante a COP30, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) vai lançar uma vitrine virtual para conectar investidores nacionais e internacionais a projetos de impacto, incluindo de iniciativas de mobilidade e biocombustíveis.
O Portal Impacta Brasil tem centenas de negócios do Brasil inteiro e de várias áreas. Na área de energia e biocombustíveis e logística e mobilidade são 81 negócios disponíveis. O objetivo é facilitar a conexão dessas iniciativas com potenciais investidores.
Conheça negócios sustentáveis em mobilidade e biocombustíveis
A plataforma reúne diversos tipos de projetos. A Tupã Bioenergia, do Espirito Santo, por exemplo, é uma empresa que transforma resíduos orgânicos como (lodo de ETE e madeira) em combustíveis limpos, como GLP verde, metano e hidrogênio verde.
A Apoena, do Maranhão, transforma o babaçu em soluções sustentáveis com bioativo que reduz o consumo de óleo diesel e as emissões, além de gerar renda para a comunidade tradicional.
Outro negócio disponível na vitrine online é a Amazon Rhiira, do Pará, que desenvolveu uma solução que reduz a emissão de veículos em até 5,7 toneladas de CO² por ano, e material particulado que melhora em até 96% a eficiência do combustível.
Já a Green Fuel, do Mato Grosso do Sul, tem um sistema de assistência à combustão por hidrogênio que ajuda a reduzir o consumo de diesel, emissão de CO2 e os custos do transporte pesado.
Ainda no setor da mobilidade, a Solalix, do Amazonas, desenvolve kit de conversão para barcos elétricos e estações flutuantes de recarga de energia solar a fimr de reduzir custos e emissões da mobilidade fluvial.
Portal Impacta Brasil reúne 484 empreendimentos
O Portal Impacta Brasil será lançado oficialmente pelo MDIC na quinta-feira, 13, no estande da ABDI na COP30, que acontece esta semana em Belém (PA).
Ao todo são 484 empreendimentos inscritos, dos quais 334 com foco em negócios com soluções climáticas foram selecionados para serem apresentados durante a COP30. As iniciativas foram escolhidas por estarem alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs).
O objetivo do portal é trazer mais visibilidade para os projetos e ampliar conexões com investidores nacionais e internacionais.
A plataforma permite filtrar os empreendimentos por região, por estágio de maturidade, faturamento, tipo de financiamento buscado, setor, ODS e outras categorias estratégicas.