
Multinacional produtora de compressores de ar e autopeças para grandes veículos, a Schulz SA, de Joinville, cresce e se mantém competitiva nos mercados nacional e internacional graças à inovação. Essa foi a mensagem principal do cofundador e presidente da companhia, Ovandi Rosenstock, que fez a palestra de abertura do 4º workshop realizado pelo escritório Daher & Jacob Advogados, na noite de quarta-feira (15), em Joinville falando sobre “Economia, Política e Judiciário”.
O industrial contou que quando foi convidado para ser cofundador da Schulz era um jovem arrojado com 17 anos. A empresa começou com produtos metalúrgicos, depois fabricou tornos e foi buscando itens mais competitivos. Em 1972, por inciativa dele, estreou no segmento de compressores de ar e, nos anos de 1990, começou a fabricar autopeças para grandes veículos.
Atualmente com cinco fábricas, cinco centros de distribuição e 3,7 mil colaboradores, a Schulz segie em duas áreas de negócios: compressores de ar e autopeças. Em 2024, obteve faturamento de R$ 2,4 bilhões, tem unidade produtiva na China e está presente em mercados de 70 países. Se destaca em compressores e lidera premiações no segmento de peças. Para o empresário, a trajetória de sucesso da Schulz está ligada à inovação.
– Estratégia essenciais para vencer no mercado global e altamente competitivo, a inovação está no DNA da Schultz desde o início de suas operações ainda na década de 60. É por isso que é reconhecida como uma empresa moderna, comprometida com a qualidade, com seus colaboradores e com o meio ambiente – afirmou Ovandi Rosenstock na palestra.
De acordo com o industrial, a Schulz está sempre pronta para enfrentar complexos desafios, para entregar os melhores produtos ao mercado. Ele diz que a empresa atua com um ecossistema de inovação que inclui colaboradores, supply chain, instituições de ensino, entidades de classe, startups, incubadoras, governo e apoio a fomento.
– Nossa empresa tem robusta estrutura tecnológica que começa pela pesquisa e desenvolvimento com modernos laboratórios.
Tem ampla infraestrutura que vai além dos limites da pesquisa, chegando à produção, controle de qualidade dos produtos, distribuição e pós-venda – observou também o empresário.
A Schulz também está investindo em sustentabilidade. Uma das medidas foi a opção pela compra de energia 100% renovável. Isso inclui até investimento em usina fotovoltaica.
Um desafio do momento é o tarifaço dos Estados Unidos. O empresário tem a expectativa de que será firmado um acordo entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos para trazer a tarifa aos 10%, ao invés dos 50%. A Schuz exporta compressores e autopeças ao mercado americano e, se não cair a tarifa, o empresário diz que seria difícil manter aquele mercado.
Ovandi Rosestock falou no 4º workshop promovido pelo escritório Daher & Jacob Advogados, no Rooftop Rolf Colin, em Joinville. O evento, que foi liderado pelos advogados André Daher e Renata Jacob, teve também as palestras “Gestão Previdenciária Inteligente”, da advogada Márcia Bello com mediação de Renata Jacob, e “Impacto da Inteligência Artificial (IA), com Fernando Ribeiro, William Mazza e Jéssica Michele Sell.
A empresa Daher & Jacob Advogados foi fundada por André Daher há 18 anos, conta com equipe de 30 profissionais, unidades no Centro de Joinville e no Ágora Tech Parque, e clientes em boa parte dos estados brasileiros. É especializado em direito do Trabalho e direito Previdenciário para empresas.