
A CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), do bilionário Benjamin Steinbruch, avalia sua entrada na disputa pelo terminal Tecon 10, o maior da América Latina localizado no porto de Santos.
Executivos ligados ao empresário afirmam que já procuram parceiros para formar um consórcio.
A aquisição do controle do novo terminal reforçará a estratégia para os negócios de logística da CSN. A empresa é controladora da Ferrovia Transnordestina, que opera a antiga Malha Nordeste da Rede Ferroviária Federal, e um dos maiores clientes da Ferrovia Norte-Sul, espinha dorsal que liga os portos de Itaqui (MA) ao porto de Santos (SP).
Com a conexão completa da Norte-Sul, chegando até São Paulo, garantir o controle do maior terminal no porto paulista fará diferença para o grupo de Steinbruch — que ficaria com duas opções de escoamento de cargas.
Hoje, os ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) devem julgar o modelo de leilão proposto pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) e barrar a participação de gigantes globais, como Maersk e TIL (MSC) na primeira rodada do certame.
Isso abrirá espaço para que novos entrantes e grupos que operem em outros portos brasileiros possam participar. Pelo modelo que deve ser aprovado pela corte de contas, competidores como Maersk e TIL somente poderão participar caso não haja interessados na primeira rodada.