CSN discute futuro do mercado do aço em seminário de atualização tecnológica

Especialistas da área de siderurgia e colaboradores da CSN deram início, nesta terça-feira (16), às atividades do Seminário de Atualização Tecnológica. O evento, dividido em dois dias, acontece no Centro de Desenvolvimento Organizacional (CDO) e é organizado anualmente pela CSN. Trata-se de uma das principais iniciativas da companhia para a disseminação de inovações tecnológicas aplicadas ao setor siderúrgico.

O seminário reúne mais de 40 empresas nacionais e internacionais, com palestras e a exibição de projetos desenvolvidos pela CSN que destacam sua contribuição para o avanço tecnológico da indústria. Na abertura, uma mesa-redonda intitulada

“Siderurgia em Transformação” debateu soluções para modernização como estratégia para manter a competitividade de uma empresa que tem mais de 80 anos de planta siderúrgica, em meio a um cenário de grandes desafios globais.

“Temos que enfrentar todas as transições do mundo, tanto do ponto de vista econômico como social. Nós, no passado, quando havia crises internas no Brasil, conseguíamos exportar mais de 30% da nossa produção. Hoje em dia, como os mercados externos estão muito fechados, fica muito difícil exportarmos. Então, o que temos que fazer é aumentar essa competitividade, mexer na nossa linha de produtos e conseguir avançar mais no próprio mercado interno”, afirmou Márcio Lins, diretor executivo de produção da CSN.

Além das empresas, o evento conta com 40 palestrantes, que vão tratar de temas como refino e solidificação do aço, laminação e produtos, redução, sustentabilidade e transição energética, automação e TI, energia e utilidades, logística, engenharia de projetos e inovação.

Para o CEO da SMS group Brasil, Paulo Pinheiro, o seminário é uma oportunidade de captar oportunidades. “A CSN é conhecida como uma das principais usinas que iniciaram o processo siderúrgico no Brasil. Esse seminário é fundamental não só para a companhia, mas para toda a região e cadeia de fornecimento do setor, principalmente neste período em que enfrentamos muitos desafios. Hoje, a industrialização está em torno de 20%. Esse número caiu muito em relação ao passado e precisamos revigorar isso”, declarou.

Cristiane Filgueiras, gerente-geral de projetos estratégicos, contou que cerca de dois mil especialistas e colaboradores devem participar das palestras, que têm foco em excelência operacional. A intenção é estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a melhoria contínua dos processos, aumento da produção e da qualidade, sempre com ênfase nas tecnologias mais recentes, que consolidam a CSN como referência no setor.

“A ideia é ver o que o mercado está fazendo, ter uma conversa com fornecedores e entre os próprios colegas para trazer uma atualização de tecnologia para a siderurgia. É um espaço de troca de conhecimento, onde tentamos alinhar soluções disponíveis com as necessidades da companhia”, destacou Cristiane Filgueiras.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias