A Cummins anunciou novo eixo que passará a ser produzido no Brasil a partir de 2026: o modelo MT17XHE, resultado de sete anos de desenvolvimento global e com produção contínua na Europa desde 2020. Previsto para a unidade de Osasco, SP, será fabricado em versão atualizada, equivalente à segunda geração do projeto.
Segundo a Cummins o eixo tandem MT17XHE é o mais moderno, eficiente e tem a maior capacidade de carga da categoria já produzido pela companhia para aplicações estradeiras 6×4 sem redução no cubo. Dedicado ao transporte pesado e de longa distância, promete reduzir perdas de energia da transmissão ao eixo.
O projeto do novo tandem encontra-se atualmente em fase de validação e nacionalização de componentes, conduzido pela equipe de engenharia da Cummins no Brasil.
No primeiro trimestre de 2026 serão realizados testes de campo com montadoras parceiras. A produção regular está programada para 2027, consolidando o eixo como um dos principais produtos do portfólio nacional da divisão.
O plano prevê que, até 2030, o produto atinja índice de 40% a 50% de conteúdo local.