A construção da praça de pedágio P8, em Magé, Rio de Janeiro, representou um desafio singular no setor de infraestrutura rodoviária. Localizada na BR-493/RJ, a obra envolveu a superação de barreiras geotécnicas e operacionais significativas, evidenciando o papel da engenharia pesada em transformar adversidades em soluções técnicas eficientes. A obra executada pela Vilasa Construtora, é um exemplo de como o emprego de conhecimento técnico ajudou a superar obstáculos complexos.
O principal desafio físico estava no solo. A área destinada ao pedágio situava-se em um terreno de mangue, caracterizado por extensos depósitos de solos moles. Com baixa capacidade de suporte e alta deformabilidade, essas condições exigiam soluções para garantir estabilidade ao longo da execução e operação da estrutura. A fundação adequada foi um passo essencial para viabilizar a obra. Toda a área do aterro, que totalizava cerca de 16.000 m², foi preparada com a cravação de 2.381 estacas de concreto armado pré-moldadas posicionadas com espaçamento de 2,80 metros, totalizando mais de 45 mil metros de estacas cravados. Esses elementos foram coroados com capitéis de 1 metro de largura e, sobre essa base, foi utilizada geogrelha, uma solução eficiente para a distribuição uniforme das cargas geradas pela estrutura de pavimento, minimizando deformações futuras.
Além do desafio técnico do solo, outro fator desafiador foi o cronograma: seis meses para a conclusão da obra, sendo três deles em temporada de chuvas — um período crítico em termos de logística e produtividade. Para atender ao prazo, a Vilasa Construtora mobilizou nada menos que oito máquinas bate-estaca trabalhando simultaneamente no local, uma operação que demandou rígido controle na logística e segurança.
O sucesso da construção da praça P8 reforça como obras de infraestrutura são, frequentemente, verdadeiros laboratórios de soluções geotécnicas. Em Magé, a engenhosidade e a precisão técnica foram cruciais para transformar um cenário desafiador em um marco para a infraestrutura rodoviária brasileira.