
Sem grandes lançamentos, a Fiat teve que recorrer a modelos já mostrados e conceitos para fazer alguma cena no Salão do Automóvel. A marca italiana levará ao Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), o Abarth Stranger Things e um elétrico esportivo, mas o que servirá de termômetro mesmo será o Dolce Camper.
O carro conceito é um misto de jipinho com picape compacta que ditará os rumos de design da Fiat. No Dolce Camper predominam as linhas limpas e geométricas, com muitos detalhes talhados e conjunto óptico retilíneo.
Conceito da Fiat em testes
Segundo a Fiat, o carro conceito busca inspiração na linguagem digital, com “Pixel Design”. Além de jurar que há referências à fábrica de Lingotto, em Turim, na Itália, famosa pela pista de testes no topo da planta industrial.
O estilo é muito futurista e pouco industrial, como todo veículo conceitual, mas já indica os próximos lançamentos da marca, como uma próxima geração da Strada, por exemplo. Sem esquecer que em 2026 a Fiat lança o Panda, que é altinho e tem elementos bastante retilíneos, o Dolce Camper pode ser um “esquenta” para o compacto.
A função é testar a receptividade do público. Tanto que mesmo na coletiva de imprensa, a Fiat promoveu uma enquete rápida com os jornalistas presentes para avaliar a percepção deles em relação ao conceito.
Série especial Stranger Things
No mais, a Fiat mostra o que já tinha antecipado. O Abarth Stranger Things em alusão à famosa série televisiva, que já é conhecido. E o 600e Scorpionissima, elétrico com 280 cv de potência.