Drones profissionais vão ser usados para fiscalizar ferrovias

Uma frota de 15 drones profissionais passam a apoiar a fiscalização das ferrovias federais concedidas no país. A iniciativa é resultado de uma parceria com a concessionária Rumo, viabilizada por meio do mecanismo de Recursos para Desenvolvimento Tecnológico (RDT).

Pelo RDT, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) direciona recursos de outorgas de concessões ferroviárias para projetos estratégicos de inovação, garantindo investimentos que fortalecem a fiscalização e a gestão do transporte ferroviário.

A Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), operada pela Vale, é a única ferrovia concedida em operação no Espírito Santo. No entanto, há projetos autorizados ou em desenvolvimento no Estado, como a ferrovia EF-118, conectando o ES ao Rio; e a ferrovia EF-456/EF-030, entre Ipatinga (MG) e São Mateus, e a ferrovia entre Barra de São Francisco e Brasília, autorizada para a Petrocity Ferrovias.

“Estamos diante de um marco tecnológico para a Agência e para o setor. Esses drones chegam como parte de um projeto estruturado de modernização da fiscalização ferroviária, que vai permitir mais eficiência, inovação e segurança nas nossas atividades”, destacou o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.

“Agradeço à Rumo pela ideia e inovação, porque vai ao encontro do que temos buscado: maior eficiência e eficácia, não apenas no transporte ferroviário, mas também na gestão interna da Agência. É um projeto piloto que certamente permitirá expansão para outros modos de transporte, sempre com foco no benefício do usuário, do setor e da sociedade como um todo”, completou o diretor-geral.

Tecnologia a serviço da fiscalização

A frota de drones permitirá que a fiscalização alcance trechos de difícil acesso, aumentando a precisão das vistorias, agilizando o acompanhamento das operações e reduzindo custos, de acordo com o superintendente de Transporte Ferroviário, Alessandro Baumgartner. “Na fiscalização do dia a dia, muitas vezes enfrentamos trechos extensos e de difícil acesso. Os drones chegam para otimizar esse trabalho, oferecendo mais alcance, precisão e agilidade. É um salto de qualidade para o nosso time de fiscais”, explicou.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias