Em seis meses, CATL já tem 700 estações de trocas rápidas de baterias na China

A CATL pisa fundo em projeto que promete aliviar — e muito — o transtorno de quem não tem tempo nem paciência para esperar 20 minutos ou meia hora o carregamento de carros elétricos em estações ultrarrápidas.

Em apenas seis meses, a maior fabricante mundial de baterias alcançou 700 estações de trocas rápidas de baterias na China, seu país natal e maior mercado mundial.

Nessa rede de serviço, presente já em 39 cidades, basta parar o carro e susbstituir a bateria descarregada por uma com carga total e seguir viagem.

A operação é feita em apenas 100 segundos, menos de 2 minutos, portanto. Tempo inferior até do que se leva para encher um tanque convencional de gasolina ou álcool.

A CATL espera chegar a 1 mil pontos neste último trimestre e a 2,5 mil no transcorrer de 2026. A empresa trabalha com o objetivo de ter 30 mil BSS, nome pelo qual essas estações são conhecidas, até 2030. Mais ainda: nesse período pretende expandir o serviço para a Europa.

A capacidade diária de uma estação é de 822 trocas. Para garantir essa agilidade e custos menores, as baterias utilizadas no programa são padronizadas. Batizadas de Choco-SEB (Swapping Electric Blocks), estão presentes em veículos de diversas montadoras parceiras no projeto, como GAC, Chery, SAIC, Changan, além de outras três ou quatro também chinesas.

O usuário nem precisa se preocupar em pagar no momento da troca. A comodidade é assegurada mediante assinatura mensal. O preço varia de acordo com a capacidade das baterias — para até 500 ou 600 km — e franquia de quilometragem.

Grosso modo, para os carros menores, há planos de R$ 365,00, sem limitação de quilometragem, ou de R$ 287,00, com limite de 3 mil quilômetros rodados. No caso de modelos maiores, os valores vão de R$ 465,00, com quilometragem livre, a R$ 387,00, para quem rodar 3 mil quilômetros a cada mês.

Robin Zheng, fundador e CEO da CATL, arrisca uma estimativa de até onde as BSS poderão chegar na China: “Até 2030, o sistema de troca de baterias deve atender um terço das necessidades de reposição de energia dos veículos elétricos”.

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