Empresários brasileiros vivenciam imersão em inovação e indústria na China com o IEL

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) realizou mais uma edição do IEL Experience e reuniu 53 participantes, entre eles, 23 líderes empresariais durante uma imersão em Shanghai, na China. O encontro aconteceu em 3 de novembro, como parte da Missão Empresarial à China realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e articulada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que levou industriais à China International Import Expo (CIIE), considerada a maior feira de importação do país asiático.

O IEL Experience foi um dia dedicado à vivência prática dos programas de Educação Executiva do IEL, com foco em inovação, tecnologia e transformação industrial. A programação ocorreu na New York University (NYU) Shanghai e contou com a abertura da FIEMG e do Boston Innovation Gateway (BIG). Os participantes acompanharam aulas magnas sobre “China e o novo mapa da economia global: oportunidades e desafios para o Brasil” e “Manufatura Inteligente: desafios e perspectivas na China”. A experiência foi complementada com uma visita técnica à empresa Hugong Manufacturing, referência em inovação industrial.

Além da FIEMG, a Missão contou com a colaboração da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Santa Catarina (FIESC), Paraná (FIEP), Mato Grosso (FIEMT) e Ceará (FIEC), e da parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN).

Educação Executiva Global – China 2026

Em 2026, o IEL promoverá uma imersão de cinco dias na China voltada a líderes empresariais e tomadores de decisão dos setores industrial, comercial e de tecnologia. A programação passará por Shanghai, Suzhou e Hangzhou, com sessões ativas de aprendizado em universidade parceira e visitas a empresas e centros de referência, como Alibaba HQ Xixi Campus, Siemens Digital Experience Center, BAOWU, SIPG e ZHEJIANG LAB.

Os deslocamentos entre as cidades serão feitos em trens de alta velocidade. Reconhecida como potência mundial em manufatura avançada, automação e robótica, a China oferecerá aos participantes uma experiência prática de benchmarking sobre inovação e competitividade, explorando oportunidades de mercado, cooperação tecnológica e expansão de negócios.

Se você ou sua empresa quiser participar dessa imersão, entre em contato com o IEL da sua federação. Clique aqui e saiba mais

Quem pode participar do IEL Experience?

Com foco na alta gestão, o IEL Experience é destinado a empresários e líderes industriais com maturidade internacional, podendo participar apenas um representante por CNPJ. A exclusividade faz parte da proposta em fomentar conexões com ecossistemas empresariais de destaque, ampliar a visão estratégica e impulsionar negócios brasileiros em mercados globais.

Se você deseja participar das próximas edições, fique atento aos canais oficiais do IEL para as novas chamadas.

Laços comerciais entre Brasil e China

O Brasil e a China mantêm uma relação comercial intensa e crescente: em 2024, a China foi o principal destino das exportações brasileiras (US$ 94,4 bilhões) e a maior origem das importações (US$ 63,6 bilhões). As principais exportações para o país foram soja, petróleo bruto e ferro, somando mais de 75% do valor total exportado, o que destaca a dependência de commodities. A indústria manufatureira brasileira, responsável por quase metade das exportações e pela maior parte dos investimentos em inovação, busca ganhar protagonismo nessa relação.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias