A crescente preocupação com as mudanças climáticas coloca em evidência a importância de ações cada vez mais sustentáveis que possam ajudar a reduzir os impactos ambientais. Entre elas, a reciclagem se mostra uma das ferramentas mais eficazes para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global.
A siderurgia é um dos exemplos mais significativos dentro deste contexto, já que ao reciclar latas de aço evita-se a extração desnecessária de minérios, processo altamente intensivo em energia e responsável por grandes emissões de CO₂. A reciclagem do aço reduz consideravelmente as emissões, reforçando o papel do reaproveitamento no combate às mudanças climáticas e contribuindo no processo de descarbonização.
De acordo com a Prolata Reciclagem, entidade gestora para logística reversa de latas de aço, cada tonelada de aço reciclada representa a preservação de recursos naturais, economia de energia e a diminuição da poluição. “A reciclagem do aço é um ciclo de ações benéficas. Além de dar vida nova às embalagens pós-consumo, ela contribui diretamente para a redução da pegada de carbono da cadeia produtiva, favorecendo o meio ambiente e a sociedade como um todo”, afirma Thais Fagury, presidente-executiva da Prolata Reciclagem.
Além do benefício ambiental, a reciclagem tem um importante impacto social positivo, fortalecendo cooperativas de catadores e gerando renda para milhares de famílias em todo o país.
Com mais de 322 mil toneladas de embalagens de aço encaminhadas para reciclagem desde sua fundação, a Prolata reforça seu compromisso com a economia circular e com a luta contra as mudanças climáticas. “Ao escolher o descarte correto das embalagens, o consumidor se torna parte ativa de uma cadeia que ajuda a construir um futuro mais sustentável”, completa Thais.
Sobre a Prolata Reciclagem
Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma entidade gestora para logística reversa de latas de aço. A associação sem fins lucrativos é uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.
O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.