O estaleiro chileno Asenav e a multinacional de serviços de reboque Saam anunciaram na segunda-feira (12) a assinatura de contrato para a construção em Valdivia, no Chile, de um rebocador para ser usado em operações de apoio portuário no Canadá. A previsão é de que a embarcação seja entregue no primeiro semestre de 2027.
A embarcação, um modelo RAstar 3200W, terá 32 metros de comprimento, mais de 80 toneladas de força de tração estática e será equipada com guincho de tensão constante para operações de escolta e sistema de extinção de incêndio. Além disso, contará com equipamentos de tratamento de gases residuais para separar óxidos de nitrogênio, em conformidade com as normas para reduzir emissões de poluentes.
De acordo com o estaleiro, o rebocador foi projetado para manobras de reboque indireto do tipo escolta, com objetivo de aumentar a segurança em áreas consideradas de manobras mais difíceis. Ele terá boca mais larga que o usual em embarcações de apoio portuário para melhorar a estabilidade, principalmente para auxiliar navios em terminais especializados de hidrocarbonetos.
O acordo entre Asenav e Saam faz parte do Plano de Construção Naval do Chile, iniciativa governamental para promover a indústria naval, incluindo a construção de navios militares. A expectativa é de que a produção de embarcações na cidade de Valdivia impulsione a economia regional com fornecedores locais e empregos especializados.
O CEO da Asenav, Fernando Rodríguez, disse esperar que a construção do rebocador para a Saam seja uma forma de apresentar o estaleiro ao mercado e mostrar sua capacidade de fabricar embarcações de acordo com os padrões da indústria global. “O rebocador RAstar 3200-W reflete a qualidade da engenharia chilena e dará uma contribuição fundamental para as operações globais do nosso parceiro estratégico”, afirmou.