
De acordo com comunicado á Imprensa feito pela mineradora Vale, somente em 2027 vai ter a conclusão de um estudo para uso de etanol nas locomotivas, que começou a ser executado, em parceria com a fabricante americana Wabtec Corporation. A intenção da mineradora é vir a ter em suas locomotivas, tanto de cargas quanto de passageiros, motor flex (dualfuel), que possa utilizar tanto diesel quanto uma mistura de diesel e etanol.
O acordo para o uso de etanol, um combustível renovável que substitui o diesel fóssil, é parte de uma série de iniciativas conjuntas com a Wabtec para o avanço do programa de descarbonização das operações ferroviárias da Vale. Em março, as empresas anunciaram um acordo para a compra de 50 locomotivas equipadas com motor Evolution Series, preparadas para operar com até 25% de biodiesel contido na mistura com diesel. Nos próximos anos, Vale e Wabtec irão realizar uma série de testes na tentativa de elevar ainda mais este percentual.
Combmustíveis alternativos
“Iniciativas inovadoras como estas, para a adoção de combustíveis alternativos em nossas locomotivas, fazem parte do compromisso da Vale de acelerar a descarbonização de nossa malha ferroviária”, afirma Carlos Medeiros, vice-presidente de Operações da Vale. “Em 2024, a malha ferroviária da Vale representou 14% das emissões de carbono da empresa”.
“Pela primeira vez, a Wabtec utilizará o etanol como fonte de energia em uma locomotiva, um marco no setor ferroviário mundial. Estamos comprometidos em desenvolver soluções tecnológicas que acelerem a transição para um transporte mais eficiente e sustentável”, afirma Danilo Miyasato, presidente e líder regional da Wabtec Latam.
Etanol
O etanol combustível é feito principalmente pela fermentação de açúcares de matéria-prima vegetal (como cana-de-açúcar e milho) e posterior destilação. Primeiramente, a cana é moída para extrair o caldo, que é então fermentado por leveduras, produzindo uma mistura de etanol e água chamada vinho fermentado. Em seguida, por meio de destilação, o etanol é separado da água e purificado para ser usado como combustível.
O álcool e etanol é a mesma coisa. O uso do nome “etanol” foi uma exigência do Governo brasileiro adotada em 2010, para que esse termo cientifico seja diferente de outros tipos de álcool, como o de limpeza , medicinal ou o de bebidas. Etanol (C2H5OH) é o nome químico da substância que é a mesma para fins alimentícios (bebidas alcoólicas) e industriais.Já o álcool (termo popular) é a forma mais comum para se referir ao etanol usado como combustível.
A principal diferença entre o etanol combustível e outros tipos de álcool (como o de bebidas) está no grau de pureza, aditivos e controle de qualidade, e não na molécula em si. O etanol combustível é produzido para uso automotivo e contém substâncias que o tornam impróprio para consumo humano.
A Wabtec tem acionistas que a controlam, sendo resultado da fusão com a GE Transportation em 2019. A empresa, que fabrica locomotivas no Brasil (com unidades em Contagem, Minas Gerais), é uma empresa pública de capital aberto, com um conselho administrativo e acionistas majoritários que detêm participações na empresa. A fusão de 2019 resultou na Wabtec tendo a maior participação acionária na empresa combinada.