Evento global de engenharia em Amsterdã premia 1a planta de briquete da Vale

Concorrendo com projetos de diversos países no evento YII Year In Infrastructure 2025 da Bentley em Amsterdam, Holanda, a montagem da 1ª planta de briquetagem de minério de ferro da Vale em Tubarão, ES, foi eleito vencedor pelo Júri na categoria Construção. Essa planta entrou em operação em dezembro de 2023 e a 2ª planta está em estagio final de construção, somando uma capacidade total de 6 milhões t/ano de briquete, dando inicio a um programa ao longo da década visando a instalação de unidades adicionais no país e mercados globais, visando a reduzir as emissões das usinas siderúrgicas em até 10%. É o resultado de um projeto de pesquisas que dura quase 20 anos. É a primeiro planta com essas características no mundo.

O trabalho foi apresentado na conferência por Diego Mantegazine, engenheiro de planejamento de projeto da Vale, e Eduardo Lavocat, gerente de infraestrutura da Deloitte. É um projeto complexo visando converter as plantas de pelotização 1 e 2 existentes, construídos em 1969 e 1973, nas primeiras unidades de briquetagem da Vale. Esse trabalho envolveu mais de 2 mil profissionais, 50 empresas de engenharia, construção e fornecedores, 15 mil t de estruturas metálicas e equipamentos montados.

As dificuldades partem de um cronograma apertado, desmontagem em espaços confinados, interface direta com operações em curso e rigging de larga escala e pesos elevados. A equipe de gestão adotou AWP-Advanced Work Packaging, tecnologias BIM 4E e ferramentas da Bentley, estruturando 1500 pacotes de atividades. Um modelo 3D federado foi parametrizado com os pacotes de atividades, permitindo análise visual do “planejado X executado” em cada estágio.

A ferramenta Synchro da Bentley fez a lincagem 4D dos pacotes de atividades com cronogramas P6, permitindo que sejam rastreadas de ponta a ponta. 70% dos erros críticos foram identificados de antemão, reduzindo retrabalho, ao identificar e remover 2 mil interferência no ambiente virtual.

Atividades criticas foram simuladas digitalmente, como a desmontagem das antigos discos de pelotização e a estrutura de cobertura; a instalação de 8 máquinas novas de briquetagem, trabalhos de rigging de equipamentos pesando 300 t, envolvendo centenas de profissionais no local, sem registro de incidentes de segurança. As ferramentas iTwin Capture e Cesium foram empregados para integrar o modelo geoespacial nas simulações, incluindo interação com estruturas existentes. Foram 3 milhões de horas trabalhadas com zero acidentes fatais e de natureza grave.

Outros projetos desenvolvidos no Brasil concorreram em diferentes categorias: Anglo American, sobre gestão de riscos na atividade de lavra em cava a céu aberto, apresentado por Felipe Vilela, geólogo de engenharia da empresa; o programa PROSAMIN+ do governo de Amazonas, para obras de saneamento e construção de moradias para comunidades que hoje habitam em palafitas sobre igarapés na região de Manaus, apresentado por Marcellus Campelo, Secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais ; e a ponte Salvador-Itaparica, BA, projeto que inclui uma extensa requalificação rodoviária na região, atendendo milhares de habitantes.

Estes projetos serão apresentados neste site na sequência, bem como os lançamentos de ferramentas digitais da Bentley, com uso de IA, apresentado nesta conferência YII Year in Infrastructure, realizado em 14 e 15 de outubro passado em Amsterdam.

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