Fitch reitera notas ‘BB’ e ‘AA+(bra)’ para Usiminas e cita liderança no mercado de aços planos

A Fitch Ratings reiterou as notas de crédito em moedas estrangeira e local “BB” e nacional “AA+(bra)” para a Usiminas, sendo ambas com perspectiva estável, conforme relatório da agência de risco divulgado na quinta-feira (4). A classificação reflete, principalmente, a liderança da companhia no mercado nacional de aços planos e a estrutura verticalizada com que opera, segundo a Fitch.

Confira os resultados e indicadores da Usiminas e das demais companhias de capital aberto no portal Valor Empresas 360

Os ratings também se explicam pela elevada parcela de produtos com valor agregado no “mix” da Usiminas, o que deve sustentar “a capacidade de precificação e a recuperação da rentabilidade da empresa, à medida que iniciativas de eficiência energética e injeção de carvão forem implementadas até 2026”.

Limitando o crescimento da companhia, a agência vê medidas comerciais ineficazes e a pressão crescente de importações. “Apesar de alguma resiliência na demanda doméstica, as medidas tarifárias e de cotas têm sido ineficazes para evitar a deterioração dos preços. As importações, especialmente da China, aumentaram acentuadamente, com a penetração atingindo o recorde de 23% no primeiro semestre de 2025”, diz.

A Fitch projeta que a Usiminas seguirá com uma alavancagem financeira sob controle, com baixos índices de dívida bruta e líquida. Para este ano, a agência estima que a alavancagem bruta da empresa fique em 3,2 vezes e a líquida, em 0,4 vez. Já para 2026, a expectativa é de uma alavancagem bruta de 2,8 vezes e um indicador líquido de 0,5 vez.

Compartilhe esse artigo