
A Ford e a Renault anunciaram nesta terça-feira (9), uma parceria estratégica de expansão dos veículos elétricos da Ford na Europa, com o objetivo de combater o domínio chinês no mercado.
Um dos principais pontos da colaboração entre as duas montadoras é o desenvolvimento de dois carros elétricos diferentes, previstos para chegar ao mercado europeu no início de 2028, projetados pela Ford e produzidos com os recursos da Renault, nas instalações industriais norte da França (EletriCity) e com a plataforma Ampere do grupo.
No anúncio da parceira, François Provost, CEO do Grupo Renault, afirmou que o grupo tem “orgulho” de anunciar esta nova cooperação. “Esta parceria demonstra a força do nosso conhecimento em colaboração e a nossa competitividade na Europa. A longo prazo, a união das nossas forças com a Ford nos tornará mais inovadores e mais ágeis num mercado automotivo europeu em constante transformação”, afirmou.
Além da produção dos VEs, ambas montadoras assinaram uma Carta de Intenções para o desenvolvimento de veículos comerciais leves no continente e para a exploração da oportunidade de fabricação destes veículos em conjunto.
Jim Farley, presidente e CEO da Ford Motor Company, também elogiou a nova parceira, afirmando que ela “representa um passo importante para a Ford e apoia nossa estratégia de construir um negócio altamente eficiente e preparado para o futuro na Europa”.