O 5º Fórum da Cadeia Automotiva: Perspectivas de um mercado em movimento foi realizado no Espaço do Conhecimento, durante a 34 º Mercopar, a maior feira de inovação industrial da América Latina. O painel foi realizado pelo APL Metal Mecânico e Automotivo e reuniu líderes e especialistas do segmento que discutiram o atual momento da cadeia e quais os possíveis cenários para 2026. Os painelistas foram Igor Morais, economista chefe do Simecs e Vokin Investimentos, Ricardo Escoboza, diretor regional do Sindipeças e EVP para América do Sul das verticais Autopeças, Montadora Randoncorp e COO da vertical Autopeças Randoncorp, Edson Martins, vice-presidente da Anfavea e diretor comercial da Agrale AS e Mateus Bertolini Sonda, vice-presidente do Simplás e conselheiro da Fiergs. O mediador foi Paulo Scopel, residente do APL Metalmecânico.
A cadeia automotiva brasileira, especialmente no contexto da Serra Gaúcha, tem se mostrado resiliente e estratégica diante dos desafios globais. Composta por uma ampla rede de fornecedores, montadoras e empresas de autopeças, o setor é responsável por uma parcela significativa da geração de empregos e da movimentação econômica regional. A busca por inovação, eficiência produtiva e sustentabilidade tem impulsionado investimentos em tecnologias como eletrificação, conectividade veicular e automação industrial, temas que ganharam destaque nas discussões do fórum. Mas o segmento enfrenta desafios para os próximos anos, porque segundo Igor Morais um novo ciclo mundial se desenha, por conta da economia global com questões geopolíticas, incertezas econômicas em vários países. Outros desafios apontados foram a mudança do perfil consumidor, exigências ambientais e políticas industriais.
Conforme Morais, o Brasil possui premissas positivas pela população ainda não envelhecida, como é o caso do Japão, China e alguns países da Europa, mas que esse capital humano deverá ser qualificado para atender as necessidades dos empregadores em qualquer segmento.
Ao fim das apresentações dos painelistas, o público presente pode participar de um debate e sessão de perguntas com os especialistas.
Todos reforçaram que iniciativas como o APL Metal Mecânico e Automotivo desempenham papel fundamental ao promover articulação entre empresas, universidades e entidades setoriais, fortalecendo o ecossistema de inovação e preparando o setor para os desafios que se desenham até 2026.