A General Motors adotará layoff para 650 funcionários da fábrica de Gravataí, RS, de 16 de janeiro até o fim de fevereiro. O presidente do sindicato dos metalúrgicos local, Valcir Ascari, disse ter recebido comunicado da montadora:
“Fomos informados de que a medida é para adequar as linhas de produção para um novo modelo, o Sonic, e que os direitos trabalhistas estão todos assegurados”.
A medida afeta um turno todo de produção. Desta forma, a fábrica trabalhará em dois turnos até 22 de dezembro, quando começam as férias coletivas que vão até 16 de janeiro. A partir daí será apenas um turno de produção, reduzindo o ritmo de 600 unidades/dia para algo em torno de 300/dia.
A redução no volume de produção da fábrica no começo de 2026 também deverá afetar as empresas sistemistas que estão instaladas na região para atender à GM. De acordo com Ascari os fornecedores ainda não avisaram o sindicato sobre nenhum layoff, mas o movimento é esperado para os próximos dias.
Atualmente a fábrica da GM em Gravataí é responsável pela produção do hatch Onix e do sedã Onix Plus. A partir do ano que vem estes dois modelos dividirão as linhas de produção com o Sonic, SUV compacto que chegará para competir com modelos como Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
Procurada pela reportagem da Agência AutoData a GM optou por não se posicionar sobre o assunto até a publicação desta reportagem.