Na produção moderna, um fator é fundamental: máxima flexibilidade com máxima eficiência. Este era o desafio enfrentado pela Grob-Werke em sua própria fábrica na Alemanha.
A tarefa era desafiadora: criar um sistema de produção que pudesse fabricar uma ampla variedade de peças de forma igualmente econômica e flexível. “Em nossa unidade de produção, enfrentamos o desafio de produzir com flexibilidade – sejam protótipos, séries, pequenas séries, peças individuais ou peças particularmente grandes e pesadas”, afirma Mevlüt Isik, operador de máquinas no galpão 7 da Grob-Werke, descrevendo a situação inicial. A visão era clara: uma unidade de produção que pudesse dominar esse equilíbrio com facilidade e, ao mesmo tempo, reduzir os custos de produção a longo prazo.
TECNOLOGIA PRÓPRIA – Em vez de depender de soluções padronizadas externas, a Grob-Werke decidiu adotar uma abordagem independente, com tecnologia desenvolvida internamente. O objetivo era automatizar ainda mais a produção e desenvolver uma solução que atendesse precisamente aos requisitos internos. A combinação de automação de páletes e robôs foi deliberadamente escolhida para aliar altos tempos de autonomia com máxima flexibilidade, sem restringir os processos por meio de padrões rígidos.
AUTOMAÇÃO SOB MEDIDA – O resultado é uma solução de automação flexível que combina diversos produtos Grob: o sistema de armazenagem linear de páletes PSS-L450 cuida do manuseio de páletes, a célula robótica GRC-R150 cuida do manuseio de peças e três máquinas universais G150 foram integradas com dispositivos de fixação especiais como parte de um conceito de máquina mestre. Dispositivos de fixação complexos são fixados manualmente pelo PSS-L450, enquanto componentes cúbicos menores e maiores são manuseados automaticamente pela célula robótica. Uma estação adicional de parafusamento e estampagem dentro da célula robótica automatizam outras etapas de trabalho e garantem mais eficiência.
FLUXO CLARO – O fluxo de peças segue um princípio claro: peças grandes passam pela PSS-L450, enquanto peças menores são processadas de forma totalmente automática pela GRC-R150. Com tempos de produção sem supervisão de até 350 horas por semana, como no Pavilhão 7 da Grob, a estabilidade do processo, a vida útil da ferramenta e o monitoramento contínuo são particularmente cruciais.
É exatamente aqui que o software de controle interno Grob4Automation se destaca: ele organiza as ordens de produção visualmente, exibe os processos em ordem cronológica e, assim, garante a máxima transparência.
O sistema é supervisionado por cinco funcionários que trabalham em turnos flexíveis – dois operadores de máquina e um ajustador são responsáveis pelo monitoramento, configuração e controle de qualidade. Isso garante um equilíbrio ideal entre a interação humana e a máquina. Além de sua alta flexibilidade, o sistema se destaca pela sua enorme autonomia: até 46 páletes e cerca de 1.000 peças podem ser armazenadas no sistema. Isso reduz os custos com pessoal, aumenta a utilização das máquinas e proporciona valiosas horas de produção sem supervisão, especialmente nos fins de semana.
INTERAÇÃO PERFEITA – “Este sistema é um passo importante em direção a um futuro automatizado”, resume Ralph Birkle, líder da equipe de projeto da Grob-Werke. “Ele demonstra que não apenas desenvolvemos produtos inovadores para nossos clientes, mas também os utilizamos com sucesso em nossa própria produção.”
Com a automação no Pavilhão 7, a Grob-Werke comprova que seus produtos estabelecem padrões não apenas no ambiente do cliente, mas também em sua própria fábrica. O projeto é um excelente exemplo da combinação de expertise em engenharia e experiência prática em fabricação – e um sinal claro de para onde a jornada está caminhando em termos de flexibilidade, eficiência e autonomia.