O Grupo Renault promoveu algumas mudanças na alta cúpula de sua diretoria global. Fabrice Cambolive, o CEO global da Renault, passa a ser também o Chief Growth Officer, espécie de diretor responsável pelo desenvolvimento da marca francesa em mercados estratégicos.
Por meio de comunicado, divulgado na segunda-feira, 1, o grupo informou que Cambolive vai comandar o desenvolvimento internacional da empresa, tendo os mercados da Índia, América Latina e Coreia do Sul identificados como prioritários.
A empresa também nomeou Katrin Adt para o cargo de CEO da Dacia, marca romena subsidiária ao Grupo Renault. Ex-Mercedes-Benz, a executiva substitui Denis Le Vot, que decidiu deixar a empresa.
Diretoria global da Renault foi definida após posse do novo CEO
As mudanças na diretoria global ocorrem após o atual CEO do Grupo Renault, François Provost, assumir o cargo, em 31 de julho.
A Renault aguardava a definição de um novo CEO desde que Luca de Meo deixou o cargo, em 16 de junho. A saída do executivo foi uma decisão própria, que alegou buscar “um novo desafio fora do setor automotivo”, possivelmente na Kering, dona de grifes de moda como a Gucci.
Quase um mês depois, o atual diretor financeiro da Renault, Duncan Minto, assumiu como CEO interino até a eleição da nova liderança.
Quem é François Provost, novo CEO da Renault
Com 23 anos de experiência na Renault, François Provost é engenheiro e ocupou diversos cargos executivos na França e em toda Europa, com experiência internacional em funções operacionais e estratégicas.
Entre 2005 a 2008, foi CEO da Renault-Nissan Portugal. Em 2010, assumiu o posto de vice-CEO na Rússia e, posteriormente, foi presidente e CEO da Renault Samsung Motors, na Coreia do Sul.
Em 2023, assumiu o posto de diretor de compras, parcerias e relações públicas da Renault. O executivo também teve papel fundamental no estabelecimento de grandes parcerias com empresas globais, como Nissan, Geely e Aramco.