Guerra de preços da China se globaliza e mais montadoras dão desconto em veículos elétricos

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A guerra de preços de veículos elétricos está se expandindo além da China, à medida que a demanda enfraquecida leva montadoras como Tesla e Nissan a cortar preços.

A Tesla anunciou na terça-feira novas versões de dois modelos emblemáticos nos Estados Unidos com preços cerca de 10% mais baixos do que as opções mais baratas existentes, com autonomia reduzida e interiores mais básicos. O novo utilitário esportivo Model Y tem preço inicial de US$ 39.990, US$ 5 mil a menos que a versão atual de menor preço.

A medida ocorre depois que o governo do presidente americano Donald Trump, cético em relação às mudanças climáticas, cancelou uma isenção fiscal de US$ 7.500 para veículos elétricos, introduzida pelo antecessor Joe Biden no fim de setembro, tornando o Model Y existente e outros modelos populares cerca de 20% mais caros. A Tesla está se apressando para lançar opções mais acessíveis para evitar a perda de clientes.

As ações da montadora caíram 4% na terça-feira. A Tesla, que controlava mais de 80% do mercado de veículos elétricos dos Estados Unidos há cinco anos, agora está abaixo de 50%, e muitos investidores consideram sua recente iniciativa insuficiente para uma retomada efetiva. O executivo-chefe (CEO) da Tesla, Elon Musk, há muito tempo fala sobre o lançamento de modelos com preços abaixo de US$ 30 mil.

Embora a Tesla lide com as etapas que vão da produção de baterias à montagem de automóveis nos Estados Unidos para o mercado americano, ela possui uma cadeia de suprimentos global de peças e materiais. Em particular, depende das importações da China para metais de terras raras necessários para baterias e motores.

Pequim reforçou o controle sobre a produção de terras raras para garantir uma vantagem nas negociações comerciais com os Estados Unidos. Mesmo para a Tesla, uma grande compradora dos minerais, encontrar fontes alternativas não é fácil. As tensões comerciais prolongadas entre os Estados Unidos e a China limitam as opções da montadora para cortar custos.

A General Motors (GM) e a Ford vêm reduzindo gradualmente os preços dos veículos elétricos. Ambas planejam lançar modelos abaixo da marca de US$ 30 mil.

A Hyundai está reduzindo os preços de novos modelos elétricos nos Estados Unidos em até 20% em comparação com sua linha atual. O executivo-chefe (CEO), José Munoz, disse que a montadora sul-coreana busca lançar veículos elétricos mais acessíveis e competitivos na Europa, Índia e China.

Cortes de preços também estão surgindo no Japão, que tem a menor taxa de adoção de veículos elétricos entre as economias avançadas. A Nissan anunciou na quarta-feira um preço de varejo sugerido de cerca de 5,19 milhões de ienes (US$ 34 mil) para a versão padrão de seu Leaf remodelado, cerca de 60 mil ienes mais barato que o equivalente atual.

Essa decisão ocorre num momento de pressão competitiva da BYD e de outras montadoras chinesas, que estão usando preços baixos para avançar no vizinho Japão, à medida que o crescimento do mercado chinês de veículos elétricos desacelera. No mês passado, a BYD ofereceu um desconto temporário de até 1,17 milhão de ienes em modelos elétricos populares no Japão.

A queda nos preços dos veículos elétricos se deve em grande parte aos esforços dos fabricantes chineses de baterias automotivas para se expandir globalmente. A Contemporary Amperex Technology Ltd. (CATL), principal fornecedora global, está investindo em uma fábrica de baterias com a montadora europeia Stellantis.

O Goldman Sachs prevê que, embora os veículos elétricos representem apenas 15% das vendas globais de automóveis este ano, o crescimento começará a acelerar por volta de 2030, elevando o número para 52% em 2040. Na Europa, a adoção de veículos elétricos estagnou temporariamente com o fim dos subsídios governamentais, mas empresas como a Volkswagen recentemente voltaram à ofensiva com modelos compactos.

“A longo prazo, os preços dos veículos elétricos cairão em todo o mundo”, disse Sanshiro Fukao, membro executivo do Instituto de Pesquisa Itochu. “Haverá uma mudança da fase em que o mercado é moldado pelos primeiros a adotar veículos para uma segunda fase, em que ele é moldado pelos veículos elétricos acessíveis se tornando o mainstream.”

Muitas montadoras europeias e americanas, além da Tesla, estão perdendo dinheiro com operações de veículos elétricos. O fim dos subsídios de compra nos Estados Unidos afetará a lucratividade das empresas que dependiam do apoio do governo, deixando mais claro quem são os vencedores e os perdedores e potencialmente levando à reestruturação do setor.

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