IA, robôs e inovação: o que está mudando o mundo tech?

Imagem da notícia

A evolução dos sistemas de inteligência artificial continua a fascinar e a criar polêmicas pelo mundo.

Acompanhamos os movimentos de startups e ‘big techs’, a valorização das companhias, o sobe e desce das ações em bolsa, as intrigas entre concorrentes e os avanços em direção à regulamentação do uso da tecnologia.

As aplicações da IA nos últimos dias vão da área de saúde aos eventos climáticos, finanças e formação de talentos.

Estes são os destaques desta edição. Acomode-se e boa leitura!

Promessas verdes das ‘big techs’ estão sob revisão

Na União Europeia, a Califórnia e o International Financial Reporting Standards (IFRS) se baseiam no órgão de supervisão voluntário do Greenhouse Gas Protocol (Protocolo de Gases de Efeito Estufa), em suas diretrizes sobre como as empresas devem divulgar suas pegadas de carbono.

Nova proposta global de contabilidade de carbono pode dificultar que empresas como Amazon e Meta cumpram metas climáticas.

Mudanças nas regras, baseadas no Greenhouse Gas Protocol, impactam como empresas medem emissões e investimentos em energia limpa, especialmente em “data centers” de IA.

Haverá uma tendência clara de preços: os certificados custarão mais caro nos horários e estações de menor produção

— Daniel Arnesson, da empresa de análise energética Veyt

Investimento em hidrogênio limpo

Também nessa linha de fontes de energia sustentáveis, a Embrapii vai aplicar R$ 60 milhões em um Centro de Competência para pesquisa de hidrogênio de baixa emissão de carbono.

Os recursos são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que tem por objetivo fortalecer a inovação industrial no setor energético.

Veja quem está qualificado para atender à chamada pública da Embrapii, o que é exigido e prazo de inscrição.

ChatGPT domina o tráfego de IA no Brasil

O ChatGPT responde por 45% do tráfego de inteligência artificial no país, seguido por DeepSeek (18%), Gemini (12%), Perplexity (9%), Grok (8%) e Claude e Monica (7%), segundo levantamento da Semrush.

A ferramenta da OpenAI atingiu 1 bilhão de usuários globalmente mais rápido que o Google e se diferencia por usar pouco o recurso de otimização em mecanismos de busca (Search Engine Optimization -SEO).

Apesar do crescimento do ChatGPT, buscas no Google continuam em alta. Confira os dados.

Robô dançarino rouba a cena em Dubai

Na 45ª Gitex Global, uma das maiores feiras mundiais de tecnologia e inovação, o Mangobot A2, robô humanoide de 1,70 metro e 69 kg, chamou a atenção ao conversar em múltiplos idiomas e dançar, como conta o repórter do Valor, Daniel Cristóvão, que cobriu o evento diretamente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Com custo de R$ 545 mil, o robô tem função limitada de 2 horas fora da tomada e pode ser usado como recepcionista corporativo.

Há ainda a versão “criança”, Mangobot X2, menor e com preço reduzido.

Árvores ‘conversam’ entre si e escapam de incêndios

Tecnologia gera dados em tempo real sobre temperatura e umidade da planta, indicando se está de pé ou se foi derrubada

Conheça o pensamento de Carl Frey, que aborda o futuro do trabalho e IA

O economista Carl Frey, consultor de organizações como G20, OCDE e Banco Mundial, reforça que “seres humanos ainda serão melhores que máquinas”.

Em entrevista à “Época Negócios”, Frey discute os impactos da IA no trabalho, mitos sobre automação e os segredos da inovação.

Entenda aqui por que o economista diz que as pessoas possuem o monopólio da criatividade de ponta e superam a IA nas interações sociais complexas.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias