O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu a licença de operação para a fase de testes da Ferrovia Transnordestina, liberando o transporte de cargas em caráter experimental no trecho entre o Piauí e o Ceará. Apesar do avanço, a primeira viagem ainda não tem data definida e a expectativa mais realista é que a operação inaugural fique para 2026. A liberação ocorreu após análise da documentação pendente enviada em novembro pela TLSA.
A licença emitida pelo Ibama permite a chamada operação comissionada — etapa de testes antes da operação comercial plena — no trecho entre Bela Vista/Paes Landim (PI) e Iguatu/Acopiara (CE), com aproximadamente 670 quilômetros de extensão. Nessa fase, está autorizado o transporte inicial de grãos e calcário, em escala reduzida, para verificação das condições técnicas e operacionais da ferrovia.
A Transnordestina Logística S.A. (TLSA) informou estar tecnicamente apta a iniciar os carregamentos experimentais. No entanto, a autorização vem acompanhada de mais de 20 condicionantes ambientais e operacionais, que incluem monitoramento de processos erosivos, acompanhamento da fauna, gestão de riscos, além da obrigação de comunicação imediata ao Ibama em caso de acidentes ou ocorrências ambientais.
A viagem inaugural estava prevista para os dias 24 e 25 de outubro de 2025, mas foi cancelada justamente pela ausência da licença de operação. Após o impasse, a própria TLSA passou a trabalhar com a perspectiva de início apenas em 2026. Mesmo com o aval ambiental agora concedido, a empresa informou que a definição de uma nova data dependerá de articulação com o Governo Federal, mantendo, por enquanto, o cronograma em aberto.
Situação das obras da Transnordestina
Dos 1.206 quilômetros previstos no projeto original da Transnordestina, cerca de 56,3% já estão concluídose aptos para a fase de comissionamento. Os 43,7% restantes seguem em diferentes estágios de execução ou ainda dependem de avanços contratuais e físicos para conclusão. Recentemente, o governo federal anunciou que 100% dos lotes da ferrovia estão contratados, o que, em tese, cria as condições para acelerar o ritmo das obras no Ceará.