Índia anuncia subsídios de 15 a 25% para impulsionar indústria naval

O governo indiano anunciou em 29 de dezembro que vai destinar cerca de 4,9 bilhões de dólares para fomentar as indústrias de construção naval e o transporte marítimo no país. As diretrizes básicas para a promoção da indústria naval foram anunciadas em setembro, com a justificativa de que o objetivo é tornar o país uma das 10 maiores potências navais do mundo até 2030. A participação da Índia atualmente no mercado global de construção naval é de 0,06%.

Agora, o governo apresentou orientações específicas, informando que dará subsídios para a construção de navios e instalação de estaleiros na Índia. Há expectativa de que sejam beneficiadas também empresas de construção naval sul-coreanas, incluindo a HD Hyundai, selecionada como parceira indiana no setor.

Segundo as informações divulgadas em 29 de dezembro, os principais pontos das diretrizes são apoio financeiro para cobrir os custos de construção naval e para auxiliar na instalação ou expansão de estaleiros. O governo indiano vai oferecer até março de 2036 subsídio de 15% a 25% dos custos de construção, dependendo do tipo de navio, caso sejam construídos em estaleiros nacionais.

Navios VLCC (Very Large Crude Carrier), superpetroleiros para transporte de petróleo bruto, e grandes embarcações da classe Suezmax foram incluídos nos possíveis beneficiados pelos subsídios. A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, planeja encomendar 267 navios, incluindo petroleiros, até 2047 para impulsionar a indústria naval.

Originalmente, as encomendas de navios elegíveis para subsídios seriam submetidas a licitação competitiva entre vários estaleiros, mas contratos diretos com estaleiros específicos, chamados contratos designados, também foram permitidos. Além disso, o apoio à construção naval será ampliado, e as regulamentações que impediam o recebimento simultâneo de verbas de apoio dos governos central e estaduais foram revogadas.

Com o anúncio dessa política, espera-se que a HD Hyundai, a construtora naval que mais rapidamente se mobilizou para estabelecer um novo estaleiro no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, ganhe impulso em seus negócios. Para as empresas sul-coreanas, os maiores riscos para se instalar no país eram os custos iniciais de investimento e a falta de garantia de volumes de encomendas.

Analistas afirmam que as medidas de apoio do governo indiano serão de grande ajuda. Uma fonte ligada ao setor de construção naval coreano explicou que a Índia garantiu a demanda por navios encomendados internamente. Além disso, como os custos de mão de obra indiana são considerados baixos, os estaleiros sul-coreanos avaliam que, graças à cooperação com a Índia, poderiam competir com os concorrentes chineses.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias