Inovação e eficiência na construção dão prêmio à Kallas

No setor da construção civil, inovação aberta significa, literalmente, abrir o canteiro de obras para a implantação de soluções em um ambiente real para o desenvolvimento tecnológico e a geração de ganhos imediatos de eficiência. Ao instituir um programa de inovação aberta, o Grupo Kallas teve o reconhecimento do júri do Master Imobiliário 2025 por sua inovação e eficiência na construção civil.

Ao transformar canteiros de obras em laboratórios para desenvolvimento de tecnologias, em parceria com startups, o Grupo Kallas acelerou a digitalização de processos com implementação integrada de BIM (Building Information Modeling), Laser Scan e IoT (Internet of Things) para gestão de produtividade e estações robótica.

“A adoção dessas tecnologias é o resultado da busca por ganhos de eficiência e agilidade, acelerando os processos e facilitando o trabalho, em um cenário em que o setor da construção civil enfrenta o desafio do déficit de mão de obra”, diz Eduardo Midega, diretor Técnico do grupo, citando como exemplo a plataforma ConstruCode. Ela oferece a digitalização das plantas para os canteiros de obras, que podem ser acessadas por QRCode.

Outra tecnologia destacada pelo diretor foi a aplicação de sensores IoT em capacetes de trabalhadores, que permite monitorar em tempo real a movimentação e a permanência da equipe na obra a fim de identificar gargalos logísticos.

“A partir desses dados, é possível aumentar em 10% o tempo efetivo de serviço dos colaboradores, diminuir 30% nos chamados pós-obra, além da digitalização de 300 mil documentos”, resume Midega.

“O que fizemos foi provar que era possível inovar no canteiro de obras, um espaço historicamente resistente a mudanças”, afirma o executivo.

“Ao mostrar os resultados em produtividade, qualidade e custo, abrimos caminho para que outras construtoras possam seguir o mesmo modelo”, acrescenta o diretor Técnico da Kallas.

Júri chancela ações de sustentabilidade

Ensinar alimentação saudável a crianças com hortas comunitárias, reduzir o lixo orgânico por meio da compostagem e tornar acessível o consumo de energia limpa com placas solares são ações do Programa de Inovação Sustentável da Lello, vencedor do Master Imobiliário na categoria Administração de Condomínios.

Para os jurados, é um case exemplar que evidencia como a Lello aplica ESG na administração condominial, usando seu core business para gerar benefícios ambientais, fomentar a economia verde, conectar startups ao mercado e melhorar a vida dos moradores.

“Os projetos surgem de mapeamento e diálogo com moradores, conduzidos por um agente de inovação”, diz Angélica Arbex, diretora de Marketing da Lello.

Lançado em 2023, o programa já reúne mais de 200 ações, incluindo coleta de óleo e eletroeletrônicos, integração comunitária, reúso de água, minimercado, farmácia, usina para minigeração de energia, espaço pet público e reformas de espaços, entre outras.

Segundo a Lello, São Paulo possui cerca de 30 mil condomínios residenciais, com 7 milhões de moradores. “Imagine o lixo, energia e água consumidos nesses espaços. Queremos transformar hábitos de consumo, moradia e uso de espaços, trazendo inovação em sustentabilidade”, destaca Angélica.

Atualmente, 381 condomínios participam do programa. “A meta é ampliar o alcance e, até o final de 2025, chegar a 1 mil condomínios com propostas ou projetos sustentáveis implantados”, afirma a diretora da administradora.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias