Inpasa inaugura nova unidade em Balsas (MA) com investimento de R$ 2,5 bilhões e reforça liderança no etanol de grãos

A Inpasa, maior biorrefinaria de etanol de grãos da América Latina, inaugura nesta sexta-feira sua nova unidade industrial em Balsas, no sul do Maranhão. Com investimento de R$ 2,5 bilhões, a planta reforça o papel estratégico do Matopiba no cenário agroenergético nacional e marca mais um passo na expansão da companhia no Brasil.

A biorrefinaria já nasceu com capacidade de processar 2 milhões de toneladas de milho e sorgo por ano, produzindo anualmente cerca de 925 milhões de litros de etanol, 490 mil toneladas de DDGS (produto para nutrição animal) e 47 mil toneladas de óleo vegetal. A planta também opera com o conceito de economia circular e com sistema de cogeração de energia a partir de biomassa, garantindo eficiência e sustentabilidade.

Desde o início das tratativas, o governo maranhense se empenhou com incentivos fiscais para apoiar a instalação da empresa, que apenas durante a fase de obras gerou aproximadamente 3 mil postos de trabalho diretos e indiretos e, agora, para a operação, já foram contratados mais de 500 profissionais, com valorização da mão de obra local.

“Este é um momento histórico para nossa economia, que passa a industrializar em larga escala o que antes era exportado sem valor agregado. Por isso, garantimos toda a segurança jurídica para a instalação da nova unidade da Inpasa em nosso estado, assegurando isenção fiscal para viabilizar o negócio. Investimento que além da geração de emprego, de sustentabilidade, vai proporcionar para município e estado maior arrecadação tributária, o que pode ser reinvestido em áreas importantes, como saúde e educação”, afirmou o governador Carlos Brandão.

A cerimônia de inauguração contará com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; o governador do Maranhão, Carlos Brandão; e o prefeito de Balsas, Alan Douglas de Oliveira. Participam também o presidente do Conselho de Administração da Inpasa, José Odvar Lopes; o presidente da companhia, Éder Odvar Lopes; e o vice-presidente de Trading, Gustavo Mariano Viana Leite Oliveira.

Segundo o presidente da Inpasa, Eder Odvar Lopes, a escolha de Balsas levou em conta a alta produtividade agrícola da região e sua vocação logística. “Acreditamos no potencial do Matopiba como nova fronteira agroenergética. Esta fábrica representa um vetor de transformação econômica e social para todo o sul do Maranhão e demonstra nossa confiança no país”, afirmou o executivo.

Balsas possui localização estratégica, graças à alta produtividade agrícola da região, à infraestrutura logística em expansão e ao potencial para inovação. A construção da unidade gerou cerca de 3 mil empregos e cerca de 500 profissionais foram contratados para a operação, com prioridade para a mão de obra local.

Compartilhe esse artigo