A Jaguar Mining concluiu os trabalhos de remediação em seu complexo de mineração de ouro no Brasil, que está paralisado há mais de um ano.
A mineradora canadense disse hoje que finalizou extensos trabalhos de remediação e fez progressos significativos em direção à retomada segura e responsável do Complexo MTL.
As operações no local, que incluem mineração e operações da usina de processamento, estão suspensas desde 7 de dezembro de 2024, após o colapso de parte da barragem Satinoco, que deslocou 600 mil metros cúbicos de material por cerca de 330 metros.
A autoridade de mineração do Brasil, a Agência Nacional de Mineração (ANM), emitiu imediatamente uma ordem formal para suspender as operações. Para reiniciar totalmente, a empresa deve provar que a barragem e as estruturas circundantes estão estáveis e que pode retomar as operações de forma segura e responsável.
A Jaguar informou que enviou documentação técnica detalhada à AMN em 10 de dezembro de 2025, demonstrando que está em total conformidade com as medidas exigidas e pronta para reiniciar as operações no complexo.