A Stellantis confirmou na segunda-feira, 29, a produção do Jeep Avenger na fábrica que mantém em Porto Real (RJ). O modelo expande a oferta de SUVs da marca Jeep, que já conta com Renegade, Compass e Commander.
O anúncio integra o plano de investimentos de R$ 3 bilhões divulgados para a fábrica sul-fluminense entre 2025 e 2030, com a perspectiva de ampliar a produção e reforçar a cadeia de fornecimento e tecnologia na região nos próximos anos.
A produção do utilitário compacto na unidade já era esperada. Afinal, o complexo industrial fluminense faz hoje os Citroën C3, Aircross e Basalt, com os quais o novo utilitário esportivo da Jeep compartilha a plataforma.
A expectativa é de que o modelo siga o plano de eletrificação da montadora. Com isso, a gama poderá incluir versão híbrida fllex, evoluindo dentro das tecnologias Bio-Hybrid da Stellantis, conforme a demanda.
Com Goiana ocupada, sobrou para Porto Real
Além de compartilhar a mesma arquitetura, a produção do Avenger naquela fábrica é coerente por causa da ocupação da unidade de Goiana (PE).
Enquanto em Pernambuco a fábrica opera quase que na totalidade de sua capacidade, o complexo industrial do Rio de Janeiro, por outro lado, tem potencial para fazer 150 mil carros por ano e hoje trabalha abaixo desse volume.
Segundo o CEO da montadora na região, Emanuelle Capellano, a planta fluminense opera em um ritmo de produção equivalente a “um turno e meio”. Atualmente, cinco mil funcionários trabalham, direta ou indiretamente, no local.
“Hoje trabalhamos com aproximadamente 130 mil carros por ano. Essa é a nossa capacidade atual já com um turno e meio. À medida que nossa gama de produtos aumente e o mercado cresça vamos ter condições de aumentar nossa capacidade produtiva”, disse em maio.
Para produzir Avenger, Stellantis vai contratar mais funcionários
A contratação de mais 300 funcionários, prevista pela montadora, permitirá ampliar esse volume. Cappellano disse que a meta é abrir um segundo turno e eventualmente aumentar a capacidade produtiva anual para até 180 mil veículos. Com a chegada do Avenger, isso é quase que inevitável.
O Jeep Avenger deve disputar mercado com modelos como o Renault Kardian e o Volkswagen Tera, os primeiros SUVs compactos, ou SUVinhos, lançados no país.
A produção do Jeep Avenger no Brasil será viabilizada graças ao investimento de R$ 3 bilhões anunciado para a planta fluminense em maio de 2024.