levantamento mensal da iRadarPPP apontou julho como o melhor mês de 2025 para as Parcerias Público-Privadas (PPPs), especialmente no setor rodoviário. Foram identificadas 54 novas iniciativas, número que representa o terceiro maior volume desde o início de 2024, atrás apenas de setembro (86) e dezembro (55) do ano passado.
Segundo os dados, 17 projetos chegaram à fase de consulta pública, 35 tiveram licitações lançadas e 13 resultaram em contratos assinados. A maioria das propostas (48) partiu de municípios, sendo 60% delas em cidades com menos de 100 mil habitantes. Para Frederico Ribeiro, sócio da iRadarPPP, esse movimento mostra que as parcerias de longo prazo deixaram de ser exclusividade das grandes capitais e se consolidam também em municípios de menor porte.
Entre os destaques do mês estão dois leilões realizados na B3: a concessão da Ponte Internacional de São Borja e a PPP voltada para unidades de educação infantil em Caxias do Sul (RS). Já no setor rodoviário, três projetos relevantes entraram em licitação, somando R$ 23,2 bilhões em investimentos — entre eles, os lotes 4 e 5 do Sistema Rodoviário do Paraná e a Rota Sertaneja. Houve ainda a abertura de consulta pública para a revisão do contrato da BR-381/MG/SP (Fernão Dias), que prevê R$ 9,4 bilhões em obras.
A expectativa é que o ritmo de novos projetos se mantenha até 2026, em sintonia com a meta do governo federal de promover cerca de 35 leilões de rodovias e revisar 14 contratos já existentes.
No campo regulatório, o novo marco das PPPs e concessões também promete dar mais previsibilidade.Para Frederico Bopp, sócio da área de Infraestrutura do Azevedo Sette Advogados, a atualização busca simplificar os processos de reequilíbrio contratual e reforçar a segurança financeira das concessionárias. “O objetivo é reduzir custos de transação e garantir a continuidade e qualidade dos serviços prestados”, afirma.