Mais uma empresa começa a operar táxis robôs nos EUA

A Lyft, empresa de viagens por aplicativo, começou a operar na cidade de Atlanta (EUA) o serviço de táxi robô. Usuários poderão acessar a opção pelo app na região central do município, com taxas semelhantes às das viagens normais.

É a primeira vez em que a Lyft oferece esse tipo de serviço, aproximando-se de concorrentes como Tesla e Waymo.

Os carros autônomos são minivans Toyota Sienna adaptadas pela empresa May Mobility, parceira da Lyft na empreitada, já que ela não tem desenvolvimento próprio de tecnologia autônoma. As viagens têm sempre um motorista a bordo para assumir o controle em caso de emergências.

Frota de táxis robôs da Lyft será expandida nos EUA

Inicialmente, a frota é pequena, mas há planos de expandir.

“Vamos começar com menos de dez carros e depois escalar para dúzias, para centenas e para milhares”, afirmou Jeremy Bird, vice-presidente executivo de experiência do motorista da Lyft, à agência Reuters.

Segundo o executivo, os veículos são equipados com sistema de visão 360 graus, que combina radares, Lidar e câmeras.

Táxis robôs se expandem nos EUA

As empresas de mobilidade estão progressivamente expandindo o negócio de táxis robôs nos EUA. A Waymo, pertencente à Alphabet, opera em cinco cidades: Phoenix (onde já realizou mais de 250 mil viagens), São Francisco, Los Angeles, Austin e Atlanta, além de ter obtido em 2025 permissão para lançar em San Jose. A Zoox, subsidiária da Amazon, opera um serviço gratuito em Las Vegas.

Além disso, a Tesla investe pesado no setor, com suas primeiras operações iniciadas em 2025 nas cidades de Austin e São Francisco. Os movimentos da empresa são cercados de polêmicas em relação à segurança, mas têm agradado investidores.

Há muitos planos para o futuro também. A Waymo se prepara para operar em Washington, Miami e Dallas, além de estudar o lançamento em Tóquio. A Zoox chegará a São Francisco em 2026, e a Austin e Miami posteriormente.

E a Lyft já tem parceria com a Mobileye para o lançamento em Dallas e com a Baidu para o começo das operações na Europa, ambos em 2026.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias