A Marcopolo concluiu o fornecimento de 39 ônibus Viaggio 900 para a Link Service, operadora responsável pelo deslocamento de trabalhadores da Mina El Teniente, em Rancagua, no Chile. A entrega foi realizada pela representante EPYSA Buses e reforça a presença da fabricante brasileira no setor de transporte vinculado à atividade mineradora no país.
Os veículos adotam chassis Mercedes-Benz, têm 12.850 mm de comprimento e capacidade para 48 passageiros em poltronas Executiva. Contam ainda com sensores de presença e de afivelamento do cinto, além de um sistema de ar-condicionado dedicado, instalado na parte inferior para atender ao limite de altura das estruturas internas da mina.
A estrutura dos ônibus utiliza aço inoxidável e recebeu reforços para suportar a exposição constante a agentes químicos presentes no trajeto da mineradora. Também foram aplicadas camadas de poliureia em áreas específicas e incluídos um pressurizador no bagageiro, que reduz a entrada de poeira, e um pré-aquecedor para climatização sem necessidade de motor ligado. Os modelos já saem de fábrica preparados para futura instalação de placas solares no teto.
Durante a apresentação dos veículos, José Luis Moraes Goes, diretor de Operações Internacionais e Comerciais Mercado Externo da Marcopolo, afirmou: “Mais uma vez a Marcopolo atua para desenvolver produtos sob medida para as necessidades e demandas dos nossos parceiros. Os veículos Viaggio 900 foram concebidos com características especiais, com altíssimo nível de personalização e utilização de materiais especiais para maior resistência, durabilidade e segurança”, declarou José Luis Moraes Goes.
A Link Service, sediada em Rancagua, é responsável pelo transporte diário de funcionários da Mina El Teniente, a maior operação subterrânea de cobre do mundo, situada na província de Cachapoal.