Mercosul retoma negociações com o Canadá; entenda a importância do acordo

O Mercosul retomou as negociações por um acordo de livre-comércio entre o bloco e o Canadá. O diálogo tem como objetivo atualizar os entendimentos entre o Mercosul e o país diante das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos.

No ano passado, o comércio entre Brasil e Canadá somou mais de US$ 9 bilhões (aproximadamente R$ 49,5 bilhões). O Canadá foi o nono maior destino das exportações brasileiras, com destaque para alumínio, aço, aeronaves e café.

Rodrigo Simões, professor da Faculdade do Comércio, destaca a importância do estreitamento de laços dos países. “O Canadá é uma economia muito bem diversificada, mas não é autossuficiente em tudo, precisa também do comércio mundo afora”, diz.

O economista aponta que a relação é uma grande oportunidade de expansão das exportações brasileiras. “O Canadá é uma economia desenvolvida, com uma renda média alta, e tem condições de comprar os nossos produtos. […] Eu vejo como uma ótima possibilidade e oportunidade para a gente poder ampliar ainda mais as nossas fronteiras”, analisa.

Simões ainda aponta que a negociação em blocos traz vantagens financeiras para todos os lados envolvidos, já que pode auxiliar na negociação pela diminuição de tarifas.

“Quando a gente tem uma conversa com blocos econômicos, por exemplo, Mercosul-Canadá, Mercosul-União Europeia, você tem um esforço em conjunto de várias nações, das diplomacias, das embaixadas, de todas as secretarias de comércio exterior, em que você consegue também levar representantes da iniciativa privada e você acaba gerando uma força maior para poder levar esse comércio e firmar uma boa negociação”, completa o professor.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias