Metso inaugura novo laboratório de separação na Finlândia

A Metso inaugurou recentemente um novo laboratório de separação de última geração e uma área piloto em seu Centro de Pesquisa em Pori, na Finlândia, oferecendo serviços ampliados de pesquisa e desenvolvimento aos clientes.

A inauguração do laboratório apoia a estratégia da empresa no desenvolvimento de soluções avançadas de flotação e beneficiamento para a indústria global de minerais.

“Nosso novo laboratório abrange as mais recentes tecnologias de flotação para o beneficiamento de partículas finas e ultrafinas, mas também grossas”, comenta Antti Rinne, vice-presidente para soluções de flotação da Metso.

De acordo com ele, o espaço foi ampliado com uma unidade Concorde Cell, que pode ser modularizada para trabalhos mais complexos de testes e P&D, além de equipamentos auxiliares para preparação e processamento de amostras.

“Isso nos permitirá realizar testes de alta qualidade com mais rapidez e desenvolver fluxogramas completos para as plantas de flotação do futuro”, prossegue Rinne.

“Com um laboratório totalmente integrado de beneficiamento e ensaios, podemos lidar com um maior volume de testes, mantendo os mais altos padrões”, completa.

O mais recente desenvolvimento no Centro de Pesquisa de Pori é a nova célula de flotação de partículas grossas (CPF), que introduz novo design pneumático de espuma profunda, eliminando a necessidade de leitos fluidizados.

O lançamento está previsto para 2026, após testes em escala industrial.

Outras tecnologias de flotação Metso Plus, como Concorde Cell e FloatForce+, já foram validadas em Pori antes de seu lançamento.

O sistema rotor-estator FloatForce+ para células de flotação TankCell promete manter as qualidades de seu antecessor.

Já a Concorde Cell é uma célula de flotação pneumática de alta intensidade, capaz de trabalhar seletivamente finos e ultrafinos antes irrecuperáveis.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias