Minas Gerais é o maior produtor de eucalipto no Brasil

Minas Gerais é, hoje, o maior estado produtor de eucalipto, com 2,2 milhões de hectares, aproximadamente 27% da área total do país, segundo relatório do Instituto Brasileiro de Árvores (IBA), publicado em setembro de 2025 – os dados são de 2024. Este protagonismo mineiro é graças a uma longa tradição na produção de carvão vegetal e celulose. Contudo, mesmo sendo o maior estado, os produtores florestais não possuem uma tradição no controle de plantas daninhas, como capim-brachiária (Brachiaria Decumbens) e brachiarão (Brachiaria brizantha), que impactam as plantações de eucalipto, pinus e acácia-negra. Para isso, é essencial o manejo com herbicidas para o controle das invasoras. A Corteva Agriscience auxilia os silvicultores neste desafio e traz o herbicida Missil® Ultra, que auxilia no manejo das principais daninhas de folhas estreitas em florestas plantadas.

Características da produção mineira de eucalipto

Em Minas Gerais, o principal destino final do eucalipto é a siderurgia, com companhias que adquirem a matéria-prima para produzir carvão vegetal, usado majoritariamente como termorredutor nos altos-fornos. Para este segmento, o valor agregado principal é o volume total de biomassa. Desde o plantio até a colheita, o estabelecimento das plantas são fundamentais para a produtividade da silvicultura.

“Nos dois primeiros anos após o plantio de eucalipto, pinus e acácia-negra, as mudas estão mais sensíveis à falta de água, luz, nutrientes e espaço, apresentando raízes frágeis e desvantagem na competição com outras plantas. Por isso, a presença de daninhas pode comprometer fortemente o desenvolvimento, tomando conta do ambiente e sufocando as mudas, o que pode gerar falhas nos povoamentos florestais e trazer prejuízos econômicos e ambientais significativos. Assim, a aplicação de herbicidas seletivos no estágio inicial de desenvolvimento, é essencial para o bom estabelecimento da floresta plantada, que possui ciclo de 5 a 7 anos, no caso do eucalipto”, ressalta Thaís Lopes, Gerente de Marketing Regional para Floresta e Pastagem na Corteva Agriscience.

Herbicida é seletivo e proporciona eficácia no controle

Para controlar as principais invasoras de folhas estreitas em eucalipto, acácia-negra e pinus, o herbicida Missil® Ultra, da Corteva, é eficaz, oferecendo seletividade, agindo apenas sobre as daninhas sem prejudicar as espécies florestais, além de alto desempenho no controle de gramíneas.

“Assim como em outras culturas, os produtores florestais buscam inovações que aliem sustentabilidade e eficiência operacional. O Missil® Ultra requer menor dosagem de aplicação em comparação à média de mercado, controlando as plantas-alvo e garantindo um manejo completo das principais invasoras. A solução age apenas sobre as daninhas sem prejudicar as espécies florestais, além de alto desempenho no controle de gramíneas”, destaca Thaís.

O herbicida possui um diferencial sustentável, por possuir baixa dosagem de aplicação, que chega a ser metade da média praticada no mercado. O produto também contribui para otimizar a logística e o armazenamento nas fazendas, já que, por ser mais concentrado, demanda menor volume de galões e reduz a quantidade de embalagens vazias a serem devolvidas, diminuindo o processo de transporte dos produtos e, consequentemente, emitindo menos CO2.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias