Em Belém (PA), na Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), durante o SB COP – Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono, o Serviço Social da Indústria (SESI) conduziu o painel “De Baku a Belém: a jornada do SESI pela saúde e pelo clima”, apresentando ações que integram saúde e agenda climática para fortalecer a resiliência do setor industrial.
Na ocasião, o superintendente de Saúde da Indústria, Emmanuel Lacerda, mencionou o Protocolo de Respostas às Emergências Climáticas por Inundação para a Indústria, com diretrizes de prevenção, resposta imediata e recuperação pós-desastre, integrando o setor produtivo às estruturas públicas de proteção e defesa civil. Ele também relembrou o desastre que impactou o Rio Grande do Sul, em 2024, ressaltando seus efeitos sobre trabalhadores, empresas e serviços essenciais.
“Os colegas do Rio Grande do Sul vivenciaram na prática um dos maiores desastres recentes ligados a eventos extremos. Vimos inúmeras indústrias pararem e muitas pessoas serem afetadas. O Brasil não está isolado: do ponto de vista da saúde, esses eventos impactam diretamente a população. Em Baku, firmamos um pacto entre parceiros que levou a um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional do SESI. Essa é a agenda que seguimos consolidando”, destacou Lacerda.
O superintendente também citou outras ações concretas que reforçam o compromisso do SESI com a agenda climática e a inovação industrial. Entre elas, destacou a Calculadora de Descarbonização, ferramenta que será apresentada na quinta-feira (13) durante a programação da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), e a Embarcação Saúde Conectada, que será lançada na sexta-feira (14), no Terminal Hidroviário de Tamandaré, em Belém.
Sobre o SB COP – Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono
O SB COP – Diálogo Empresarial para uma Economia de Baixo Carbono é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com apoio da FIEPA. O encontro reuniu empresários, autoridades e especialistas para discutir caminhos da indústria rumo à transição energética e à sustentabilidade, com estratégias que conciliem competitividade, bem-estar e responsabilidade ambiental.