Nexperia suspende fornecimento para a China por falta de pagamento

Imagem da notícia

A fabricante de chips automotivos de origem holandesa Nexperia afirmou ter suspendido o fornecimento de material para sua fábrica na China porque, segundo a empresa, “a unidade local se recusou a efetuar pagamentos de produtos comercializados”.

De acordo com comunicado da Nexperia, pertencente à chinesa Wingtech Technology, a subsidiária do país deixou de operar dentro da estrutura de governança corporativa estabelecida e estava ignorando as instruções da administração global: “Não podemos controlar se e quando os produtos de nossa fábrica na China serão entregues. Dada a falta de transparência e supervisão sobre os processos de fabricação não podemos garantir a propriedade intelectual, a tecnologia, a autenticidade e os padrões de qualidade dos produtos entregues pela Nexperia na China a partir de 13 de outubro”.

Em setembro o governo holandês assumiu a Nexperia devido a preocupações de que a Wingtech estivesse prejudicando a fabricante de chips e ameaçando o fornecimento de componentes vitais. A China retaliou impondo restrições às exportações dos produtos da empresa.

No Brasil a Anfavea solicitou a interlocução do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e da embaixada da China para abrir exceção de embarque de semicondutores ao Brasil sob o risco de linhas de produção pararem este mês.

Imbróglio envolve conduta suspeita de subsidiária

Reportagem da Bloomberg aponta que em 29 de outubro a empresa notificou seus clientes de que interromperia o fornecimento direto de wafers para sua fábrica de montagem na China por causa da falta de pagamento e que, conforme a Nexperia, “não é um incidente isolado”.

A empresa alegou apropriação indevida dos selos corporativos das unidades da Nexperia na China sem justa causa ou explicação, e citou o envio de cartas não autorizadas com informações falsas a clientes, subcontratados, fornecedores terceirizados e funcionários. O comunicado diz ainda que a Nexperia China criou contas bancárias não autorizadas e que estava orientando clientes a enviar pagamentos para elas.

A China criticou o governo holandês por não tomar medidas suficientes para resolver a disputa, depois ter anunciado em 1º de novembro que concederia isenções às exportações da Nexperia da China.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias