Nova Serra das Araras: como a engenharia está vencendo o maior gargalo da Dutra

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A duplicação da Serra das Araras é considerada uma das obras de infraestrutura rodoviária mais esperadas do Brasil. O trecho, localizado na Via Dutra (BR-116), entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, é historicamente conhecido por sua periculosidade, altos índices de acidentes e complexidade geotécnica.

Agora sob gestão da concessionária RIOSP (do grupo CCR), o projeto de duplicação da Nova Serra das Araras está em execução e deve transformar completamente a mobilidade e a segurança da região. A obra contempla escavações profundas em rocha, construção de novas pistas com estruturas independentes, contenções de grande porte e um complexo sistema de drenagem e monitoramento ambiental.

Com cerca de 15 km de extensão, a nova pista de subida será totalmente segregada da atual, ampliando a fluidez do trânsito pesado e reduzindo o risco de colisões frontais e engavetamentos. A engenharia do projeto exige soluções avançadas em estabilização de taludes, escoramentos, viadutos e proteções contra quedas de blocos.

A obra, que já conta com frentes de trabalho em andamento, é uma das maiores iniciativas do programa de investimentos da RIOSP após a relicitação da Via Dutra.

Destaque no Fórum: No Fórum Infra 2025, os engenheiros Virgilius Moraes e Deysson Canesso, da RIOSP, apresentarão os avanços da obra, suas soluções construtivas e os desafios enfrentados no trecho mais complexo da principal rodovia do país.

CTA: A Nova Serra das Araras é um dos projetos em destaque do Fórum Infra 2025, que acontece no dia 30 de setembro, no Centro Empresarial E-Business, SP

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