
A NIONE, unidade de nanotecnologia da Randoncorp e Frasle Mobility, desenvolveu solução promissora capaz de transformar plásticos reciclados em materiais de alta qualidade e desempenho ao restaurar as propriedades físico-químicas dos polímeros.
A tecnologia utiliza aditivos nanoestruturados à base de nióbio que permite superar o desafio de preservar a qualidade de polímeros mesmo depois de vários ciclos de reciclagem, processo que faz com que o material perca resistência e desempenho. Com os aditivos, os polímeros recuperam as características originais, o que aumenta a perspectiva de uso.
“É uma tecnologia que atua diretamente na estrutura molecular do material e potencializa suas propriedades, permitindo que os plásticos retornem da reciclagem para aplicações nobres, como um para-choque de carro”, conta em nota César Augusto Ferreira, chefe de Tecnologia e Inovação da Randoncorp. “No geral, os componentes plásticos são destinados à fabricação de produtos de menor valor por conta das perdas de resistência e desempenho após o reaproveitamento.”
Para a indústria de polímeros, adianta a NIONE, a inovação por meio dos aditivos nanoestruturados com nióbio representa uma virada estratégica, pois o plástico passa a não perder valor no descarte, mas ser reinserido em um ciclo contínuo e sustentável.