Em abril de 2024, começaram as obras de melhorias e expansão da nova Serra das Araras, na rodovia Presidente Dutra. Considerado um dos principais projetos de infraestrutura do país, a obra está sob responsabilidade da concessionária RioSP, uma empresa Motiva, que delegou a execução a EGTC Infra. Contando com engenharia de ponta e empregando soluções sustentáveis e inovadoras, as obras já atingiram 40% de avanço físico. Trata-se de um marco histórico para a região que convive com um fluxo de cerca de 390 mil veículos mensais – 36% deles voltados para cargas.
O novo traçado terá oito faixas – quatro para cada sentido, além dos acostamentos. Haverá 24 novos viadutos com extensão total de 4.503 m, duas rampas de escape e três passarelas. Serão utilizados 129 mil m³ de concreto e 16,5 milhões de kg de aço, além de 68.830 m² de solo grampeado e 2.730 m² de cortinas atirantadas. Os desmontes de rochas totalizam 600 mil m³ e todo o material resultante é reutilizado na obra. Todas as vigas são produzidas em uma fábrica de pré-moldados instalada no canteiro central.
Ao todo, são 34 frentes de trabalho. Mais de 2.000 colaboradores participam da obra que, no pico, deve gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. Um dos legados é uma escola técnica do SENAI já funcionando no canteiro e formando centenas de profissionais especializados para o mercado de trabalho, muitos deles absorvidos pelo próprio empreendimento.
Pistas 100% iluminadas, conectividade, câmeras inteligentes e novos painéis de mensagem variável fazem parte do projeto que trará mais segurança para o motorista da rodovia. Ao final, o limite de velocidade no trecho de serra subirá para 80 km/h. A previsão é de entregar a nova pista de subida em 2028 e a de descida em 2029.
O novo traçado proporcionará muitos benefícios permanentes para a região, promovendo uma importante mudança não só na logística do transporte de cargas, mas também para a mobilidade de milhares de motoristas que passam pela rodovia diariamente.