O TEMPO realiza seminário e discute o futuro da mineração sustentável no Brasil

Discutir o futuro da mineração sustentável no Brasil, tendo em primeiro plano a confluência entre desenvolvimento econômico e a preservação dos recursos naturais. Com esse objetivo, O TEMPO promove, em 1º de outubro, em Belo Horizonte, o seminário ‘Ouro Verde’, que abrirá uma mesa de diálogo rico, plural e esclarecedor sobre um setor vital à economia do Brasil.

Com a participação de personalidades dos governos estadual e federal, como o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), prefeitos e setor produtivo, o evento se dedicará a entender o papel do Estado na construção de uma mineração amparada em bases sustentáveis. Outro foco será compreender como empresas do setor já estabelecem diretrizes operacionais que buscam aliar os interesses econômicos e a preservação ambiental.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), mais de 226 mil pessoas atuam diretamente no extrativismo no Brasil. O faturamento do setor mineral chegou perto dos R$ 140 bilhões somente no primeiro semestre deste ano, a nível nacional. Minas Gerais, berço da mineração no país, é responsável por quase 40% desse valor, cerca de R$ 55,3 bilhões. Estima-se que a atividade represente cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

Esse montante é movimentado a partir de um solo fértil para a extração onde, além do minério de ferro, carro-chefe das operações no país, ouro, cobre, lítio, granito, alumínio, nióbio e níquel são extraídos e tornam-se matérias-primas essenciais para indústrias estratégicas do país, como siderurgia, fertilizantes, petroquímica e metalúrgica. O diretor comercial de O TEMPO, Marcelo Mota, ressalta a relevância de ampliar as discussões em torno da mineração. Ele citou o alto potencial do setor para gerar renda, emprego e desenvolvimento.

“Além do nosso papel de levar informação de qualidade aos nossos leitores, um valor que nós temos é de contribuir com o desenvolvimento da economia mineira. Queremos promover um debate qualificado e, para isso, estamos envolvendo os principais players do segmento: governos em todas as suas esferas – municipal, estadual e federal -, executivos e todos os entes que são importantes para desenvolver a mineração. Tudo isso com a curadoria do principal grupo de mídia do Estado”, diz.

“Esta iniciativa faz parte de uma série de ações de O TEMPO que levantam debates em torno de assuntos relevantes. Muito além do jornalismo de qualidade, que é nossa marca, também queremos promover questionamentos importantes na sociedade, gerar provocações e contribuir para construir um futuro melhor”, afirma a editora-executiva de O TEMPO, Renata Nunes.

Programação

A programação terá abertura da presidente da Sempre Editora, Marina Medioli. Em seguida, o seminário será dividido em paineis: o primeiro terá como tema ‘Minas do futuro – O poder público como catalisador da mineração sustentável’. As discussões serão feitas com a presença do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe. A mediação será dos editores-executivos de O TEMPO, Renata Nunes e Juvercy Junior.

O segundo momento será mediado pela jornalista de O TEMPO, Helenice Laguardia, com a participação dos prefeitos de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Costa, e de Itabira, Marco Antônio Lage, também presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Brasil (Amig). O painel terá como tema ‘Vozes do território – Prefeitos e perspectivas da mineração em Minas’.

A Anglo American, que apoia a realização do seminário, ainda fará apresentação do case de como a companhia trabalha para construir uma mineração mais ética e sustentável. A programação será encerrada com o painel ‘A mineração na lupa: estratégias e decisões sob visão dos CEO’s’. Nesta etapa, o CEO da Samarco, Rodrigo Vilela, e o CEO da CBMM, Ricardo Fonseca Mendonça Lima, falam dos desafios do setor a nível nacional e global.

Para participar in-loco do seminário, que será realizado no Hotel Mercure, no bairro de Lourdes, é necessário retirar o ingresso, disponível no site Go Free. As vagas são limitadas.

Compartilhe esse artigo

Açogiga Indústrias Mecânicas

A AÇOGIGA é referência no setor metalmecânico, reconhecida por sua estrutura robusta e pela versatilidade de suas operações.
Últimas Notícias