Para Anfavea risco de falta de chips ainda não acabou

Apesar da retomada das importações da China dos chips da Nexperia a indústria ainda não está livre do risco de paralisações por falta desses componentes: “Houve avanço do governo da China para liberar as exportações dos semicondutores para fabricantes no Brasil mas temos a informação de que esta retomada é lenta”, ponderou Igor Calvet, presidente da Anfavea, durante a divulgação do desempenho dos fabricantes de veículos, nesta quinta-feira, 13.

Calvet disse, no entanto, que até o momento não houve nenhuma paralisação de linhas de produção no Brasil por causa da falta de chips: “Houve uma rápida ação do setor com a Anfavea e o governo federal, com negociação com o governo da China para prevenir e evitar paralisações que poderiam acontecer em três a quatro semanas caso persistisse a falta de fornecimento”.

Segundo o dirigente as paralisações não aconteceriam ao mesmo tempo, pois cada fabricante tem programação de produção e estoques diferentes. Calvet estima que as paradas de linhas iriam começar a acontecer em duas semanas e agora, com a retomada das importações da China, os estoques já seriam suficientes para abastecer de três a quatro semanas de produção.

“O risco foi reduzido mas ainda não se pode dizer que a situação está normalizada”, disse o presidente da Anfavea. “Ainda é necessário monitorar de perto o fornecimento para, se necessário, tomar ações rápidas com o governo e voltar a negociar com a China.”

Disputa geopolítica

A ameaça de falta de chips básicos para a indústria – boa parte deles utilizada em botões que ativam funções simples dos veículos como seta ou limpador de para-brisas – começou quando, pressionado pelos Estados Unidos de Donald Trump, o governo holandês tomou o controle da Nexperia, subsidiária da fabricante de semicondutores chinesa Wingtech. Como resposta a China bloqueou as exportações dos chips vendidos pela empresa.

A Nexperia é responsável por cerca de 40% dos chips fornecidos à indústria automotiva no Brasil a companhias como Bosch, ZF, Mahle e Marelli.

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